Energia solar nas escolas

560 Visualizações

Lembro com carinho dos meus primeiros anos na escola, quando tinha 6 anos de idade. O colégio era minha segunda casa e foi lá que construi grande parte dos meus valores e princípios. Morava em São Paulo e tive a felicidade de estudar num colégio construído em harmonia com a natureza, rodeado de árvores e plantações que nós, jovens estudantes, ajudávamos a cuidar. Havia uma harmonia entre o meio ambiente e a estrutura da escola.

Educação na escola
Foto: gabiecologia

Também naquela época criaram o termo sustentabilidade, que de tão diferente, era um palavrão para quem o ouvia pela primeira vez. De certa forma, o termo foi criado para traduzir, em uma só palavra, o sentimento de que precisávamos avaliar e medir os danos causados ao meio ambiente em função do desenvolvimento econômico de nossa sociedade.

De lá para cá surgiram soluções tecnológicas que nos possibilitam manter o estilo de vida recém adquirido sem prejudicar o meio ambiente. Somente no campo da geração de energia elétrica foram desenvolvidos painéis solares capazes de gerar energia elétrica por 35 anos. A nova geração das lâmpadas de LED não possuem substâncias tóxicas em sua composição e consomem a metade da energia utilizada pelas lâmpadas convencionais.

Apesar de tantas tecnologias que apareceram nos últimos tempos, pouco tem mudado de fato no Brasil. O princípio de sustentabilidade está no fazer. Pequenos eventos acontecendo ao mesmo tempo em diferentes lugares é o que move nossa sociedade. Juntas, essas ondas formam uma corrente capaz de demonstrar que estamos todos comprometidos com o desenvolvimento sustentável para as próximas gerações.

“Apesar de tantas tecnologias que apareceram nos últimos tempos, pouco tem mudado de fato no Brasil. Ao adotar práticas de sustentabilidade estamos contribuindo para o futuro de nossos jovens. A opção pelo consumo de energias renováveis em nossas escolas é a demonstração do compromisso destas instituições com o amanhã.”

Ao adotar práticas de sustentabilidade estamos contribuindo para o futuro de nossos jovens. A opção pelo consumo de energias renováveis em nossas escolas é a demonstração do compromisso destas instituições com o amanhã.

Além dos inúmeros os benefícios ao meio ambiente, o uso da energia solar fotovoltaica é um investimento seguro e de retorno garantido. O valor do investimento caiu pela metade nos últimos cinco anos devido aos ganhos de escala com o aumento da produção (os equipamentos de energia solar estão passando pelo mesmo momento vivido pelos aparelhos de celular há 10 anos, quando os preços caíram bastante). Em todo o mundo foram instalados mais de 10 milhões de sistema para geração de energia solar em residências, escolas, shoppings, restaurantes e empresas. O campo das energias solares tem sido bem explorado em toda a Europa, além dos Estados Unidos, China, Japão e Índia.

Em 2014 espero que o gigante acorde para o campo das energias renováveis!