Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável é realizado em São Paulo

518 views
Ricardo Voltolini - Ideia Sustentável
Ricardo Voltolini, presidente do Ideia Sustentável

Nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, ocorreu o Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável 2013, evento realizado no Teatro Cultura Artística, Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo. A iniciativa foi organizada pela consultoria Ideia Sustentável, criada em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas sobre o tema no País, e contou com a presença de líderes de empresas de diversos setores da economia.

“É possível que empresas equilibrem lucro financeiro e sustentabilidade? Sim. Hoje escutaremos profissionais que apresentam resultados, mas que, além de tudo, agregam valores”. Sob esta premissa, Voltolini abriu a cerimônia, baseada no conceito de “storytelling”, metodologia que visa inspirar e mobilizar as pessoas através de narrativas feitas pelos representantes dos empreendimentos.

Focada em estratégia e inteligência em sustentabilidade, o Ideia Sustentável reuniu integrantes de grandes corporações e, com palestras dinâmicas de 12 minutos de duração, chamou-os ao palco para falar sobre como fizeram com que as atividades das empresas se tornassem ecologicamente corretas. O objetivo da Plataforma Liderança Sustentável (PLS) é divulgar histórias de personalidades empresariais para, assim, educar jovens líderes, o que fará do termo “sustentabilidade” o centro das ações do mercado.

É possível que empresas equilibrem lucro financeiro e sustentabilidade? Sim. Hoje escutaremos profissionais que apresentam resultados, mas que, além de tudo, agregam valores”, Ricardo Voltolini, presidente do Ideia Sustentável.

“Desenvolvimento sustentável é entregar o que entregamos sem prejudicar o meio ambiente e, consequentemente, o futuro”, disse Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric, que abriu a ciclo de discursos. “Mas ainda me perguntam se boas práticas geram retorno financeiro. Sim, há lucro. Basta olhar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade”, argumentou Tânia Cosentino.

Antônio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex
Antônio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex

Na sequência, Ricardo Vescovi, presidente da Samarco, mineradora brasileira, afirmou acreditar que “o aumento de receita não mobiliza, no entanto, a transformação social une os corações”, frisando a importância do diálogo entre as organizações e as comunidades. “O teatro da vida acontece a toda hora, e nós não podemos dar as costas para isso”, disse.

Então foi a vez de Antônio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex, produtora de painéis de madeira industrializada, falar de maneira consciente que é mais fácil discorrer sobre sustentabilidade do que torná-la uma ação. “Porém, os valores da sustentabilidade dão perenidade ao negócio. Se não há princípios, o investimento não será perene”, garantiu o representante da Duratex.

Em seguida, Marcos Madureira, vice-presidente de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Banco Santander, que considera essencial a coexistência de resultados e sustentabilidade, explicou as ações do Banco: “O Santander promove a sustentabilidade financeira, pois já oferecemos 2 bilhões de reais em microcrédito. Além disso, o Banco é maior financiador de energia eólica”, afirmou. Marcos acredita que instituições importantes devem dar exemplo para outros empreendimentos e também para a população.

“Não se sabe quanto tempo duram os projetos nem ações, no entanto, o sonho de ter um mundo sustentável é para sempre”, Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak.

O diretor-superintendente da Votorantim Metais, Tito Martins, apontou a conscientização ambiental de empregados e funcionários como um ponto a ser melhorado. “Empresas que exploram minérios penaram para adequarem suas práticas de maneira menos agressiva à natureza, mas, é preciso demonstrar transparência”, explicou Tito.

Mathias Becker, presidente da Renova Energia
Mathias Becker, presidente da Renova Energia

“O homem é capaz de mudar o meio ambiente, podemos melhorá-lo”, disse Mathias Becker, presidente da Renova Energia, organização atuante na área de energia elétrica sustentável. “Apesar de ser engenheiro mecânico, a única métrica que me interessa é escutar as necessidades da comunidade”, afirmou. Em sua palestra, Becker explicou que vê o mundo como uma aldeia global e, portanto, um depende do outro.

Embora representantes do Banco Itaú, Itaipu Binacional e Unilever não tenham comparecido ao Encontro Anual, o ciclo continuou. Para o dono da Even Construtora e Incorporadora, Carlos Eduardo Terepins, “além de lucros, a sustentabilidade permite construir princípios e valores”. “Eu observei que os canteiros de obras precisavam de mais saúde e educação” contou, indicando que as grandes corporações devem se engajar de forma generosa na preservação da natureza. “Minha esposa sugeriu que eu implantasse um plano de gestão ambiental nas construções. Aí não tive como resistir à pressão doméstica”, brincou. Emocionado, Carlos Eduardo Terepins se despediu: “Desejo que todos sejam sustentavelmente felizes”.

“Desde que o mundo é mundo, homens se sentam diante de uma fogueira para contar histórias. Isso faz parte da evolução, e foi o que fizemos hoje”, disse Ricardo Voltolini, após os discursos. “Não se sabe quanto tempo duram os projetos nem ações, no entanto, o sonho de ter um mundo sustentável é para sempre”, encerrou Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, apoiador da PLS.

Veja mais fotos do evento realizado ontem em São Paulo:

Lançamentos do Ideia Sustentável

O evento também marcou a inauguração da logomarca da Plataforma Liderança Sustentável, desenvolvida a partir das palavras “gente” e “líder”, que “põem a mão na massa” pelo bem do planeta.

Além disso, houve o pré-lançamento do livro “Escola de Líderes Sustentáveis”, obra que relata as histórias dos 10 presidentes integrantes da segunda etapa da PLS e a apresentação do Programa de Educação Jovem Líder Sustentável, Programa Líder Sustentável em Governos e a Plataforma Liderança Sustentável Versão Executivos.

Lançamento do livro "Escola de Líderes Sustentáveis"
Lançamento do livro “Escola de Líderes Sustentáveis”

Plataforma Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um conjunto de ferramentas formado por livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes, que contribui com empresas, associações e instituições de ensino. Ao todo, a PLS já realizou 186 mil encontros e impactou de maneira direta aproximadamente 35 mil líderes.