Empresa cria programa de valorização de elementos da natureza

473 views
Amazônia
Foto: barloventomagico

Tudo começou nos anos 2000, quando a Beraca percebeu por que era importante relacionar suas estratégias de produção com o conceito de responsabilidade socioambiental. A empresa fornecedora de ingredientes orgânicos da Amazônia para a indústria de alimentos, cosméticos e nutrição animal criou o Programa de Valorização da Biodiversidade com o objetivo de assegurar a biodiversidade brasileira.

Uma das vertentes do programa consiste em parcerias com organizações científicas e comunidades locais para estabelecer estratégias de extração de matérias-primas que não prejudiquem o meio ambiente e preserve os biomas brasileiros. Além disso, é realizado um trabalho de valorização das comunidades próximas aos locais de extração dos ingredientes o qual instrui os participantes de como trabalhar com o produto orgânico e ao mesmo tempo conservar os recursos naturais.

“Para a empresa, sustentabilidade é um pilar que norteia a inovação de produtos”, destaca Thiago Augusto Terada, gerente de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da Beraca. Através desse projeto a empresa beneficia cerca de 1.600 pessoas em 101 comunidades, auxiliando-as em seus processos de organização e oferecendo treinamento e ampliando as oportunidades de mercado. A iniciativa foi promissora e até destacou a empresa no 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade deste ano.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Beraca Sabará Químicos e Ingredientes S/A

Ação: Criando oportunidades através da biodiversidade