Empreendimento investe em ações de sustentabilidade na engenharia civil

645 Visualizações
Alfabetização de funcionários
Foto: correio.rac

“Nosso objetivo, desde o começo, é mostrar para as outras empresas que é rentável ser sustentável e compensa”, afirma Grace Cury, responsável pelo Sistema Integrado de Gestão da companhia Pontal Engenharia. De acordo com a engenheira ambiental, a implantação de ações ecologicamente corretas nas atividades da construtora tem proporcionado economias de até R$ 300 mil por obra.

Atualmente, o empreendimento ostenta cinco certificações referentes às áreas de qualidade, saúde, segurança, responsabilidade social e gestão ambiental. Basicamente, as práticas socioambientais desenvolvidas pela Pontal Engenharia são direcionadas ao atendimento das necessidade de seus colaboradores, empregados e suas famílias. Por exemplo, há programas de inclusão digital e alfabetização no canteiro de obras, cujos espaços ainda são aproveitados para o plantio de hortas e realização jogos, esportes e lazer.

Além disso, são disponibilizados cursos para as esposas dos funcionários da construtora, acesso à biblioteca e, usufruindo da área destinada ao cultivo de alimentos, são entregues frutos, legumes e verduras aos prestadores de serviço, visando incentivar a manutenção de uma dieta saudável.

Engajada, a empresa implementou medidas para executar o reaproveitamento de resíduos, uma vez que, ao triturar os materiais, é possível utilizá-los nas construções. “Reduzimos o desperdícios e a produção de lixo”, conta Grace Cury. Todos esses procedimentos fazem parte da ação “Construindo um mundo melhor”, iniciativa que levou a Pontal Engenharia ao posto de vencedora do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade em 2013, na categoria de Grande Empresa.

3° Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Pontal Engenharia

Ação: Construindo um mundo melhor