C-40: Um debate sobre as mudanças climáticas globais

342 Visualizações
C-40 Cities
Foto: go-green

Grupo formado por representantes das maiores cidades do mundo, o C-40, ou Climate Leadership Group, tem como objetivo tomar medidas que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Em busca deste objetivo o grupo realiza encontros com os representantes das maiores cidades do mundo. O grupo acredita que a ação local e direta nessas megalópoles tem uma eficiência maior e pode induzir ações em municípios vizinhos.

Isso porque, por serem grandes centros de comunicação, comércio e cultura, o poder de mudança e engajamento é maior. Uma das máximas do grupo é: “as cidades têm o poder de mudar o mundo”.

C-40 Cities em São Paulo
C-40 realizada em São Paulo. Foto: akatu

As reuniões, que visam a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos, a fim de encontrar soluções efetivas e sustentáveis para combater os problemas da mudança climática, normalmente são bianuais. A última conferência foi realizada em 2011, na cidade de São Paulo e a próxima está prevista para fevereiro de 2014, em Johannesburgo, na África do Sul.

A meta é reduzir a quantidade de carbono emitido na atmosfera em 30% de 2005 até 2050 em todos os municípios participantes. Para manter as discussões acesas, o grupo conta com um site que oferece informações e fóruns de discussão. Além disso, há workshops e palestras em alguns países, que visam o intercâmbio de ações de sucesso.

Como começou a C-40

Emissão CO2
Foto: Klimenko

As primeiras discussões em torno do assunto aconteceram em outubro de 2005, em Londres. O sucesso resultou em um acordo de cooperação para a redução das emissões e na criação de políticas públicas e alianças. Este foi o início do C-40. O nome veio porque, em 2006, a rede contava com 40 cidades.

Atualmente o grupo possui 58 cidades afiliadas, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, e 4.734 ações coletivas de combate às mudanças. Dentre as ações significativas da C-40, estão alguns projetos, como o Programa de Desenvolvimento C40-CCI e a Carbon Finance.

Além disso, em 2011, durante a reunião de São Paulo, aconteceu o lançamento de dois relatórios desenvolvidos em parceria com a Carbon Disclosure Project (CDP) e ARUP, que revelaram que as cidades abrigam apenas metade da população da Terra, mas produzem 80% dos gases do efeito estufa que contribuem com aquecimento global.