Australiano transforma quintal de casa em fazenda urbana

596 views
Reprodução / Facebook Residência do australiano já virou ponto turístico.

Cultivar uma horta dentro de casa já é a realidade de muita gente. Não só pela preocupação com o meio ambiente – que deixa de receber produtos químicos e ter os recursos naturais, como o solo e água, explorados de maneira insustentável -, mas também pela qualidade dos alimentos, que chegarão à mesa mais saudáveis e livres de agrotóxicos.

Cullen Pope Na área são cultivados alimentos como limão, alface e cenoura.

Dessa ideia absolutamente simples e possível, surgiu um projeto muito mais audacioso: o australiano Angelo Eliade, motivado por Geoff Lawton, um dos grandes incentivadores do plantio em pequenos espaços, transformou o seu jardim de 60m² em uma verdadeira fazenda urbana. Nela são cultivados anualmente cerca de 70 quilos de vegetais e 161 quilos de frutas, entre limão, cana-de-açúcar, batata, alface, cenoura e outros.

“As pessoas precisam assumir a responsabilidade pelo crescimento da população e, portanto, tornar possível o cultivo de alimentos onde as pessoas vivem”, disse Angelo a um jornal local. Ele acredita que os rendimentos dos cultivos em áreas urbanas podem ser surpreendentemente altos.

A residência, que já virou ponto turístico, está localizada em Melbourne, na Austrália. Angelo é estudante de permacultura e passou os últimos quatro anos planejando e executando ações que transformassem os seus 60m² de solo altamente fértil em uma fazenda dentro de casa.