Espécies da fauna e flora brasileiras ganham registro no Portal da Biodiversidade

968 views
iStockphoto.com / visceralimage Foram catalogadas mais 1,5 milhão de espécies.

O Ministério do Meio Ambiente, em Parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou na última quinta-feira (26) o Portal da Biodiversidade, que torna público o acesso à informações sobre mais de 1,5 milhão de espécies da fauna e flora brasileiras.

O portal foi desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e parceiros e reúne informações dos bancos de dados mantidos pelo ICMBio. Ferramenta é o único repositório na internet a oferecer completa visão sobre a distribuição da biodiversidade brasileira. Nela, o público pode pesquisar, visualizar, fazer download e analisar os registros de ocorrência atualmente disponíveis.

O Portal da Biodiversidade pode ainda direcionar pesquisas cientificas e subsidiar estratégias de conservação, pois disponibiliza filtros – como informações sobre espécies ameaçadas de extinção, que ajudam a planejar ações de conservações dessas espécies – e camadas geoespaciais, a exemplo das unidades de conservação (UCs) federais, terras indígenas, biomas, cavernas, áreas prioritárias para conservação e empreendimentos existentes.

Para conhecer o site clique aqui.