As 10 cidades mais sustentáveis ​​do mundo

164 views

Compilamos uma lista de cidades que estão fazendo grandes coisas para avançar em direção a uma vida sustentável e tornar o planeta um lugar mais verde. Aqui estão as cidades mais ecológicas do mundo.

Copenhagen, Dinamarca

Em primeiro lugar, todos os seus ônibus estão mudando de diesel para energia elétrica. Além disso, mais de suas estradas estão sendo feitas especificamente para o ciclismo, com bicicletas elétricas sendo vendidas a baixo custo.

Outra coisa legal sobre Copenhague é que dois terços de seus hotéis são certificados ecologicamente, indicando que eles seguem os principais padrões de energia, alimentação e design sustentáveis. Muitos de seus restaurantes vendem alimentos feitos de ingredientes orgânicos e possuem máquinas de venda automática onde você pode reciclar os materiais e receber um depósito.

Copenhague espera se tornar neutra em carbono até 2025. Com todos esses desenvolvimentos positivos, é difícil não pensar que esta é a cidade mais ecológica.

Zurique, Suíça

Aqui estão algumas estatísticas que mostram porquê Zurique está no topo de nossa lista de cidades ecologicamente corretas do mundo:

– Mais de 80% de sua eletricidade vem de fontes renováveis ​​de energia.
– Mais de 40% dos resíduos da cidade são reciclados.
– Mais de 70% de seus hotéis são certificados de sustentabilidade. Semelhante a Copenhague, eles têm bicicletas por toda a cidade e oferecem gratuitamente.

Londres, Reino Unido

Uma das grandes coisas que torna Londres uma cidade ecológica é que ela tem mais de três mil espaços verdes e parques, o que representa 40% da cidade. Londres espera atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 e vem investindo alto em ônibus híbridos diesel-elétricos. Espera-se que até 2037 todos produzam emissões zero.

Nova York, Eua

Por mais surpreendente que possa parecer, a cidade de Nova York também é considerada uma das mais ecológicas do mundo. A maioria de seus apartamentos estão sendo construídos com tecnologia aquecimento e preservação da água e a maioria de seus cidadãos estão dirigindo carros de baixa emissão. A jardinagem urbana se tornou um grande sucesso na Big Apple. Pequenos jardins estão sendo colocados em varandas, terraços, telhados e edifícios.

Paris, França

Com um tratado internacional sobre mudança climática com o seu nome, Paris é considerada muito amiga do meio ambiente. A cidade viu uma queda de 9,2% nas emissões de gases de efeito estufa no período de dez anos entre 2004 e 2014 e continua implementando mais iniciativas que incentivam a mobilidade sustentável e ajudam a criar uma cidade mais sustentável.

Tóquio, Japão

A cidade espera que até 2030, 50% de todos os carros novos vendidos tenham emissão zero. Tóquio também planeja ter 30% de sua cidade administrada por fontes de energia renováveis e também continua a chamar atenção por ter um dos sistemas de transporte público de menor emissão de carbono em todo o mundo.

Reykjavik, Islândia

Reykjavik é reconhecida por possuir uma variedade de recursos hidrelétricos e geotérmicos naturais. Como resultado, a cidade pode ser totalmente alimentada por fontes de energia renováveis ​​sem custar muito. A maior parte da eletricidade de Reykjavik é alimentada por barragens hidrelétricas construídas em rios glaciais. O aquecimento dos edifícios vem de fontes naturais de calor.

Este é definitivamente um exemplo de uma cidade que usa todos os recursos de que dispõe a seu favor para uma comunidade mais verde.

Berlim, Alemanha

A cidade de Berlim tem mais de 30% de sua cidade repleta de bosques e áreas verdes.As pessoas que moram lá preferem usar o transporte público e preferem produzir vestimentas e móveis em oficinas de bricolagem em vez de comprar novos itens. Aos poucos, a cidade vem começando a atingir seu potencial ecologicamente correto.

Estocolmo, Suécia

Estocolmo espera se tornar completamente livre de combustíveis fósseis até 2040. Uma das coisas que os ajudam a trabalhar nesse sentido é o biocombustível gerado a partir de esgoto. A cidade também planeja reutilizar o calor desperdiçado em um estádio para aquecer lojas, restaurantes e casas.

Cingapura, Cidade-Estado

Cingapura está trabalhando para tornar 80% dos seus edifícios mais verdes até 2030. A cidade quer se tornar uma das cidades mais verdes do mundo no futuro. Mas, por enquanto, eles são considerados a cidade mais verde da Ásia.

Quase 40% da água de Cingapura vem de água usada que foi purificada e tratada. Com tanta inovação, a cidade certamente se tornará uma líder em sustentabilidade nos próximos anos.

Não vimos nenhuma cidade brasileira por aqui, né?

Isso é sinal de que estamos precisando assumir mais responsabilidade nesse sentido. É preciso uma pessoa de cada vez, começando por você. Faça sua parte, não se canse de aprender cada vez mais sobre como iniciar um estilo de vida sustentável e ajude os outros a se tornarem mais conscientes de como fazer isso também. Juntos, podemos inspirar nossas comunidades a se tornarem mais ecologicamente corretas e a criar um meio ambiente mais sustentável.

Fonte: The Sustainable Living Guide