Processo de reciclagem do vidro

1.328 views
garrafa de vidro
Foto: pixabay

Embalagens de vidro são muito utilizadas em nosso dia a dia, como em bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, produtos de beleza e outros. No Brasil, a cada ano são produzidos cerca 980 mil toneladas de embalagens de vidro. Em 2011, aproximadamente 50% das embalagens de vidro foram recicladas no país, o que equivale a 470 mil toneladas.

O produto possui uma grande vantagem em relação a outros materiais: o vidro pode ser totalmente reaproveitado, a reciclagem substitui completamente o produto originário, sem perder a qualidade.

O vidro é um dos grandes geradores de entulhos nos aterros, pois não pode ser compactado, como o papel, além disso, o produto não é biodegradável, tornando extremamente necessária sua reciclagem. Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens são vidros recicláveis. Já espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos não podem ser reciclados.

No processo de reciclagem, primeiramente o vidro é separado de acordo com seu tipo. Recebe uma lavagem, para retirar as sujeiras e depois passa por um processo de trituração. Uma nova triagem é feita para tirar possíveis matérias que estejam no vidro. Posteriormente, os cacos obtidos na trituração são aquecidos e fundidos a temperaturas acima de 1.500°C. Após isso são moldados novamente, em diversas formas.

Moldando vidro
Foto: kevdia

A reciclagem do vidro traz inúmeros benefícios ao meio ambiente, já que as embalagens podem ser totalmente reaproveitadas, sem perda de matérias. Além disso, fazer a reciclagem consome menos energia e emite resíduos com menos partículas de CO2 do que teria um vidro em processo normal.

Vale destacar que a reciclagem do material é economicamente viável, porém no Brasil ainda tem um grande potencial de crescimento, é um nicho de mercado pouco explorado e que tem uma boa margem de lucros. Cabe uma maior política de incentivo à população para fazer a reciclagem e legislações para fortalecimento de empresas de reciclagem.