Processo de Reciclagem de garrafas pet

1.434 Visualizações
garrafa PET
Foto: Santoantoniodapatrulha

O consumo de garrafas PET no mundo está em constante crescimento desde sua popularização nos anos 90. Atualmente, segundo a associação de reciclagem CEMPRE, especula-se que sejam produzidos mundialmente 7 milhões de toneladas anuais desse tipo de garrafa.

O Brasil recicla 57% das embalagens descartadas pelos consumidores, o que faz do país um dos líderes de reciclagem deste material no mundo. Este processo começa transportando este tipo de resíduo dos postos de coleta e cooperativas até as indústrias que reciclam as garrafas PET.

PET, ou poli (tereftalato de etileno), é um polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos em 1941, que é formado pelo ácido tereftálico e o etileno glicol, sendo utilizado na forma de fibras para tecelagem e para embalagens de bebidas.

O PET possui propriedades termoplásticas, ou seja, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando fundidos às temperaturas adequadas, podem ser novamente moldados. Porém, se descartados incorretamente na natureza, demoram de 400 a 750 anos para se decompor.

Na usina de reciclagem, as embalagens PET são lavadas e prensadas. A segunda etapa é um processo de trituração onde os fardos se transformam em flocos. Nesse estado, eles passam ao formato de grãos através de um processo conhecido como extrusão. A etapa final se dá quando esses grãos são transformados em fios de poliéster ou outros produtos plásticos, como, por exemplo, embalagens diversas, inclusive outra garrafa.

Fios de poliéster
Foto: pedesenvolvimento

Para ajudar a aumentar a produção de materiais recicláveis, separe suas garrafas PET em casa e faça o correto descarte desse lixo levando-o a postos de reciclagem, caso a coleta seletiva não atenda o seu bairro. Você também pode deixar as garrafas separadas próximas ao local de descarte do seu lixo comum se souber que catadores passam na região, pois eles coletam o material e vendem para empresas de reciclagem.

Não há desculpa para começar dar a sua contribuição para um mundo com menos lixo e diminuição do impacto ambiental. Garrafas PET também se tornam excelentes objetos de decoração e de utilidade doméstica podendo ser confeccionados rapidamente em casa nas horas vagas.

Você também pode aproveitar as garrafas para fazer artesanato, confira algumas dicas do Pensamento Verde:

https://pensamentoverde.com.br/dicas/passo-passo-aprenda-como-fazer-um-filtro-de-garrafa-pet/
https://pensamentoverde.com.br/dicas/aprenda-fazer-bolsa-de-garrafa-pet/
https://pensamentoverde.com.br/dicas/passo-passo-aprenda-telhado-garrafa-pet/
https://pensamentoverde.com.br/reciclagem/passo-passo-aprenda-arvore-natal-garrafa-pet/