A importância da reciclagem de resíduos da construção civil

5.970 Visualizações
Resíduos da construção civil
Foto: manutencaoesuprimentos

Hoje nos deparamos com uma problemática questão: a contínua geração de grandes quantidades de resíduos na construção civil. Nas últimas décadas o processo de urbanização vem crescendo em um ritmo acelerado, provocando, consequente, um aumento no setor, sejam em obras para demolições, reformas, reparos, escavações de terrenos ou construções novas. Em paralelo com este crescimento está a quantidade de resíduos gerados, que toma proporções alarmantes.

A construção civil é a maior geradora de resíduo em toda a sociedade. Em São Paulo, por exemplo, são gerados 2.500 caminhões de entulho por dia, chegando a um volume duas vezes maior que os demais resíduos urbanos gerados. Ela também é responsável pelo consumo em media de 50% dos recursos naturais extraídos.

Muitas vezes os resíduos da construção civil são destinados de forma inadequada, depositados em terrenos baldios, vias públicas ou em áreas de preservação ambiental, causando grandes impactos para o meio ambiente e qualidade de vida da população.

A adoção de tecnologias para reaproveitamento e reciclagem dos resíduos da construção civil vem ganhando espaço, visando à redução dos custos e atendimento às legislações, pela nova lei federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada ano passado, os lixões a céu aberto deverão estar erradicados das cidades brasileiras até 2014 e só será depositado em aterros sanitários o que não for reciclável. Agora as empresas se tornam responsáveis pelo destino ambientalmente adequado dos resíduos produzidos em seus processos produtivos, de modo a evitar danos ou riscos à saúde e à segurança pública e minimizar impactos ambientais.

Reciclagem na construção Civil

A Fragmaq é uma empresa 100% nacional que atua há 40 anos com a fabricação e comercialização de equipamentos para descaracterização de resíduos. Engajada com as questões ambientais, no intuito de contribuir com a minimização dos impactos causados ao meio ambiente, disponibiliza soluções adequadas para o gerenciamento de resíduos, como trituradores de resíduos de construção civil, que promovem a redução granulométrica destes resíduos que atendam às necessidades do cliente para a finalidade desejada.

A reutilização e reciclagem dos resíduos da construção civil como matéria-prima traz inúmeros benefícios econômicos e ambientais, pois minimizam a extração de recursos naturais, cujo suas reservas em grande maioria escassas, além de reduzir os níveis de poluição atmosférica elevados em função da extração, processamento e transporte. Esse processo, consequentemente possui um custo menor.

O reaproveitamento dos resíduos da construção civil pode ser feito dentro ou fora dos canteiros de obras, onde materiais como argamassa, concreto, material cerâmico, madeira, vidro e componentes de vedações, que possuem alto poder de reciclagem, são submetidos à trituração, em que ocorre a quebra dos resíduos em pedaços menores.

Com o uso do triturador de resíduos de construção civil da Fragmaq, dotado de peneira, é possível ter o total aproveitamento do entulho de concreto como agregados recicláveis; dos resíduos de alvenaria (tijolos, cerâmicas e pedras) na produção de novos produtos; de materiais com propriedades combustíveis no reaproveitamento energético; e também em processos artesanais.

Resíduos da construção civil
Foto: dinamicaambiental

Os demais materiais, como sucata de aço, papel, plástico e vidro, possuem valor comercial e sua reciclagem se torna fácil devido os grandes números de pessoas interessadas. As empresas mais estruturadas podem cadastrar cooperativas legalizadas para a retirada deste material. Muitas vezes estes agentes recebem ou até mesmo retiram este resíduo como doação e com isso a empresa doadora não terá custo com frete.

Considerando que os problemas gerados pelo gerenciamento inadequado do entulho ou até mesmo ausência de planejamento apresentam impactos negativos à sociedade, ao meio ambiente e às indústrias de modo geral. A reciclagem e reutilização desses resíduos é o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável, tão almejado atualmente.