Dinâmica Ambiental começa nova parceria com Programa Recicle

703 Visualizações

Recentemente, a empresa Dinâmica Ambiental iniciou uma nova parceria com o Projeto Recicle. A união tem como principal objetivo, implantar a logística reversa dos copos plásticos de polipropileno em instituições de ensino e empresas.

O Projeto Recicle implanta a reciclagem em diversos empreendimentos de forma que as pessoas comecem a reduzir a geração de lixo, reconhecendo que as atitudes humanas são os principais diferenciais para promover a mudança. O trabalho teve início em 2006, mas foi após 2008, quando participou do II SIMTEC na UNICAMP e recebeu o título de Menção Honrosa, que expandiu a atuação para outras instituições de ensino e grandes empresas.

O programa indaga o copo descartável como o principal item de uso e descarte em ambientes escolares e profissionais. O trabalho do projeto é fazer uma gestão completa do processo de reciclagem, desde a separação do resíduo, sua triagem, obtenção de polímeros, até a fabricação de novos produtos com a resina pós-uso.

Um diferencial que o programa oferece é a produção de novos itens, como canetas personalizadas e confeccionadas a partir da reciclagem de copos descartáveis, além de baldes, vasos, floreiras, e etc. E o mais legal, a decoração dos novos produtos é feita tanto por profissionais como por alunos e colaboradores, que trabalham de forma integrada em prol de uma mesma causa social e ambiental.

Pensando no futuro, o projeto se desenvolveu priorizando a informação e conscientização em universidades e empresas, agregando valores e princípios para os jovens que serão a próxima geração. A iniciativa trouxe espaços sustentáveis de convivência nas instituições, tudo feito com o material que seria descartado, como pallets de madeira, aparas de embalagem e os copos plásticos.

“Além do modelo tradicional de palestras, dispomos de um módulo didático para interagir com os colaboradores de uma maneira mais lúdica. Com menos pressão e mais interação estamos transformando a educação ambiental corporativa. Agora, com essa nova parceria com a Dinâmica Ambiental, poderemos expandir nossa atuação e oferecer todas as etapas da logística reversa de copos plásticos de PP”, disse José Maria da Silva, coordenador do Projeto Recicle.

A nova parceria tem como principal objetivo levar a conscientização para diversas outras instituições, a fim de destacar cada dia mais a importância da logística reversa, que visa valorizar a cadeia do plástico, transformando-o em novos produtos após o seu descarte.

A Dinâmica Ambiental já atua com esse serviço, e atualmente está junto a Braskem no Programa de Logística Reversa de Copos de PP, iniciativa que busca promover a importância do descarte correto e da reciclagem.