Descubra como é realizada a reciclagem de ferro

8.077 Visualizações
lineaco Barras de ferro.

O ferro é o metal mais utilizado na produção mundial devido a sua dureza e seu baixo custo. Ele é indispensável para a construção de diversos bens como os automóveis, barcos, eletrodomésticos e componentes estruturais de construções. Portanto, a reciclagem do ferro é fundamental, já que ele mantém suas propriedades como resistência, versatilidade e durabilidade.

A reciclagem de ferro é uma das formas de reuso mais antigas do mundo. Após as guerras, já no Império Romano os soldados recolhiam utensílios e armas para serem refundidos. Com isso, na medida em que o tempo passou deu-se o aumento da utilização desse material e, portanto, a necessidade de sua reutilização. Hoje, as empresas e profissionais que trabalham com isso são chamados de recicladores.

Toda prática de reciclagem colabora para o ambiente, no caso do ferro é ainda mais importante, uma vez que a sucata é responsável por mais de um quarto do material novo no país. Atualmente, no Brasil, em torno de 2.500 empresas compõem o setor de reciclagem de ferro, processando mensalmente até 420 mil toneladas de sucata. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro, 154 kg de carvão e 18 kg de cal, segundo o site Reviverde.

No Brasil existem dois processos diferentes de reciclagem de ferro: um voltado apenas para o reaproveitamento das latas de aço e outro para uso das siderúrgicas em geral. O processo tanto de captação quanto de beneficiamento das latas de aço é muito semelhante ao da lata de alumínio, começando pelos catadores e terminando na própria chapa de aço.

Já os outros materiais têm um rumo diferente. Assim que os caminhões chegam às fábricas com o material, eles são examinados para verificar se não há radioatividade. Muitos canos e vigas acabam não sendo processados por conter resíduos radioativos. Os eletrodomésticos e outros produtos com ferro passam por uma triagem. Várias vezes, o próprio catador retira as peças que lhes interessam.

rvoreciclagem Reciclagem de ferro.

A forma como esse material será reciclado depende das leis do mercado. O reprocessamento começa com a separação de tipos de sucata. Existem aquelas com muita tinta, cola, plástico ou outros materiais e aquelas mais limpas como os retalhos que vêm das próprias siderúrgicas. A separação dos dois tipos varia de acordo a pureza do ferro.

Feito isso, o material passa por uma esteira para ser cortado. Em alguns casos, ele passa por outra esteira para ser prensado. Uma das formas de enviar esse material é em pequenos cilindros para serem refundidos. Prontas, as peças são levadas para as siderúrgicas que irão refundi-las em fornos a 1.550°C.