Descarte de resíduos sólidos: entenda a importância do aterro industrial

2.505 views
Aterro industrial
Foto: mafiadolixo

Da mesma forma que aterros sanitários são preparados para receberem o lixo que produzimos em nossas casas, os aterros industriais destinam-se a armazenar os resíduos sólidos produzidos pelas indústrias dos mais variados segmentos.

Para atender a estas necessidades, estas áreas precisam contar com algumas estruturas específicas como a impermeabilização das trincheiras, o tratamento de afluentes e dos gases liberados pelos materiais descartados, sistema de drenagem das águas pluviais e barracões especiais de reciclagem, armazenagem e manutenção.

Toda a segurança voltada aos resíduos sólidos industriais se justifica pelo fato de este tipo de material apresentar, em grande parte das vezes, um grande potencial poluente e um tempo muito grande de degradação na natureza. Água, solo e ar poderiam sofrer sérias consequências caso estes materiais fossem simplesmente lançados em terrenos baldios ou em aterros utilizados para o descarte do lixo comum.

Buscando evitar que o descarte industrial seja realizado de forma inadequada, a legislação brasileira atua de forma bastante clara e conta com a fiscalização especializada nos âmbitos municipal, estadual e federal. Vale salientar ainda que, além da estrutura física adequada, todo aterro industrial precisa contar com pelo menos um responsável técnico habilitado, um programa de gestão, saúde, segurança do trabalho e de monitoramento ambiental. Tudo para permitir que a produção industrial brasileira se desenvolva causando o mínimo possível de danos ao meio ambiente.

Aterro industrial
Foto: ana.gov