Onde e como descartar radiografias?

29.339 views
Exame de raio-x
Foto: super.abril

Os resultados de exames radiológicos são arquivamos por muitas pessoas, às vezes sem necessidade. Muita gente não sabe que as chapas de raio-x, como são conhecidas, não podem ser descartadas no lixo, pois possuem materiais tóxicos, como a amônia, cromo e metanol, que podem contaminar o solo e a água.

Existem pontos de descarte de radiografias em postos de saúde e hospitais em todas as regiões, que fazem o descarte correto ou encaminham para empresas de reaproveitamento. Até mesmo o transporte deste material é criterioso. É necessária a emissão de um recibo pelo material poluente e o material precisa ser acondicionado em um veículo corretamente.

Para serem reaproveitadas, as radiografias são deixadas de molho em um líquido com soda cáustica para soltar as partes escuras, que são formadas por prata, que depois é separada para ser enviada para fundição. Para se ter uma ideia, para fazer uma barra de prata é preciso de mais de 50 mil radiografias.

O plástico separado do metal é utilizado para artesanato, sem riscos para a saúde e para o meio ambiente. É possível fazer caixinhas e embalagens para presentes, brinquedos, porta retratos e muito mais. O metal extraído pode dar origem a talheres, bijuterias e outros objetos de metal.

Coleta de raio-x
Foto: vivanuncios

Muitas instituições arrecadam dinheiro com os produtos produzidos por meio das radiografias usadas. É uma forma de contribuir com essas entidades. O material que é altamente prejudicial ao planeta pode trazer inúmeros benefícios para diversas famílias.

Não só as radiografias, mas outros materiais, como pilhas, baterias e carregadores, que também possuem metais pesados em sua composição e são prejudiciais à saúde, também devem ser descartados em pontos de coleta. Postos de venda de celulares, supermercados e assistências técnicas funcionam como pontos de coleta.

Para saber onde descartar radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas, procure o hospital ou posto de saúde mais próximo de sua casa.