Criado aplicativo para facilitar coleta e reciclagem de óleo usado

915 Visualizações
iStock.com / HABAKUKKOLO Atualmente, apenas 1,6 milhão de litros de óleo é coletado em São Paulo, o equivalente a 10% do total

Muita gente não sabe, mas o descarte de um simples litro de óleo de cozinha em um lugar inapropriado pode ser responsável pela contaminação de mais de 20 mil litros de água. Ao longo dos últimos anos, algumas campanhas têm sido criadas com o intuito de estimular as pessoas a realizarem o descarte correto do óleo usado em suas casas – destinando-o para centros de reciclagem. Ainda assim, grande parte da população desconhece essas inciativas e o óleo continua a ser desperdiçado em níveis preocupantes.

Visando o incentivo da prática de reciclagem do produto, a fabricante de óleo vegetal ADM do Brasil (Archer Daniels Midland) desenvolveu o prático aplicativo Vitaliv APP, que cadastra o endereço de seu usuário para coleta do óleo. O programa, que envia a lista de endereços cadastrados em sistema para que as cooperativas realizem a retirada em domicílio, já está disponível para download para smartphones com sistema operacional Android (4.4 ou superior) ou iOS 8.0.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, atualmente, cerca de 1,6 milhão de litros de óleo é coletado em São Paulo (capital) – valor considerado baixo, já que os especialistas afirmam que a quantidade representa apenas 10% do potencial existente para o material. Desta forma, a ADM escolheu a capital paulista como “cobaia” para avaliar o impacto do Vitaliv APP no estilo de vida dos paulistanos.

Inicialmente, a ideia é fazer com que o usuário do aplicativo opte entre duas formas para realizar corretamente o descarte do óleo: na primeira, o indivíduo se cadastra e coloca suas informações para que a cooperativa localizada mais próxima faça a retirada do material. Na segunda, o usuário localiza um dos pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados em todo o Brasil – já que, a princípio, o serviço de coleta residencial estará disponível apenas para região central e Oeste de São Paulo.

Para os próximos meses, a ADM projeta a ampliação da área de coleta para toda a cidade, depois estado e então para o país inteiro. O Vitaliv APP concentra-se agora na divulgação do projeto para atrair o interesse de novas cooperativas, o que viabilizará o seu plano de expansão.

Para baixar o novo aplicativo ou saber mais informações sobre o programa, acesse o link.