7 ideias para reaproveitar o pó de café

1.152 views

Seja no jardim, na cozinha ou no banheiro, este resíduo pode ser totalmente reaproveitado

O pó de café é um resíduo muito rico e com muitas vantagens, por isso, jogá-lo no lixo é um verdadeiro desperdício… Se você não sabe o que fazer com a borra, depois de saborear uma deliciosa xícara de café, confira as nossas soluções ecologicamente corretas!

1. Para absorver odores:Coloque o pó de café usado em um potinho aberto e leve à geladeira ou deixe no balcão da sua cozinha. Ele irá absorver os odores desagradáveis ​​do ambiente.

2. Para remover sujeiras difíceis:Precisa de algo abrasivo que te ajude a esfregar para remover alguma sujeira difícil? Coloque um pouco da borra de café juntamente com algum sabão em pasta e você terá um potente esfoliante de limpeza.

3. Como repelente de formigas: Coloque o pó de café usado em lugares de sua casa que são propensos a formigas. O  café ajudará a repelir os pequenos insetos (que não gostam do cheiro do café), sem a necessidade de usar venenos ou substâncias nocivas ao ambiente!

4. Como esfoliante natural da pele: Deixe um pouco de pó de café em um potinho e durante o banho faça uma esfoliação, usando um creme ou sabonete líquido. Neste link você encontra algumas receitasesfoliantes que podem ser feitos em casa.

5. Para remover o cheiro das mãos:Após lidar com peixe, cebola ou alho é normal as mãos ficarem com o odor dos alimentos. Para neutralizar esses odores, você não precisa gastar uma fortuna com sabonetes específicos. Basta colocar um pouco de pó de café nas mãos e esfregar bem, enxaguando em seguida.

6. Como tinta natural:A borra do café pode ser aproveitada em muitos projetos de artesanato. Se você tiver crianças em casa, experimente fazer um mapa do tesouro! Antes de desenhar o mapa no papel, amasse a folha com borra de café, isso dará um aspecto envelhecido, como os antigos mapas de piratas.

7. Como fertilizante:o pó de café contém uma boa quantidade de nitrogênio, um nutriente essencial para as plantas, além de potássio e fósforo. A quantidade e as proporções desses nutrientes variam, mas a borra de café pode ser usada como fertilizante (sem exageros!). Para isso, basta espalhar pequenas quantidades ao redor das plantas.