Recordes de tapinhas coletadas em 2021 inspiram a continuidade do projeto.

O Tampinha Legal, programa socioambiental liderado pelo Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma, tem muito a comemorar.

Criado em 2016 para incentivo da coleta de tampas de plástico, o programa superou o número de 1,6 milhão de reais em recursos direcionados de forma integral às entidades parceiras e fechou 2021 com a arrecadação de quase 800 toneladas de tampinhas.

“Em 2021 comemoramos patamares históricos para a economia circular. Os volumes extraordinários são a resposta de uma sociedade que compreende que plástico é matéria-prima nobre e que para ter melhor valorização precisa ser destinado corretamente. Estamos construindo hoje o futuro que queremos: com gestos simples como juntar uma tampinha podemos aumentar a nossa qualidade de vida. Imagine quando todos destinarem corretamente os outros resíduos para a coleta seletiva.” afirma Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást.

Números impactantes

Ao todo, mais de 400 milhões de tampinhas retornaram para a indústria para a produção de novos artefatos plásticos, proporcionando economia de energia, água, combustível e, claro, de matéria-prima. A quantidade acumulada ao longo de 5 anos do programa evitou a emissão de mais de 1,1 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Com o Tampinha Legal, diversas entidades que deles participam, como APAES, Ligas Femininas, escolas, ONGs, asilos, associações, hospitais, entre outros, podem adquirir mais facilmente alguns insumos necessários para sua prestação de serviços, como medicamentos, alimentos, ração, materiais escolares entre outros. Os recursos obtidos com o programa também ajudam essas organizações a custear tratamentos e exames de saúde humana e animal.

Iniciado no Rio Grande do Sul, o Tampinha Legal está atualmente em Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e, em breve, no estado da Bahia. Os endereços dos pontos de coleta desses resíduos podem ser consultados aqui.

Cidadania combina também com sustentabilidade. A sociedade em geral tem compreendido cada vez mais a importância do cuidado com o meio ambiente e o quanto isso pode proporcionar inúmeros benefícios que vão além da saúde do planeta. Que em 2022 o Tampinha Legal alcance novos recordes!

Fontes: EmbalagemMarca | Abre | Tampinha Legal | Abre