Pela primeira vez, uma proposta comum em negócios de moda é expandida para uma rede de fast food, provando que que tecnologia pode fazer maravilhas pelo planeta também quando o assunto é sustentabilidade.

Estamos falando dos totem de autoatendimento reciclado que estão sendo implantados nos restaurantes do Burger King no Brasil. Inicialmente, a empresa prevê o lançamento de 350 máquinas, responsáveis pela reciclagem de mais de 70 mil garrafas pet utilizadas na fabricação dos equipamentos. Ou seja, cada totem usa 200 garrafas de plástico em sua confecção.

Essa é uma ação que valida a prática ambiental do plano ESG – sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização – do BK, que tem a meta de reduzir em 30% das suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

A sustentabilidade desses equipamentos

O equipamento, em sua quase totalidade, é fabricado a partir de garrafas pet recicladas, exceto os componentes eletrônicos.Os totens eco-friendly contam com certificações de sustentabilidade como o Selo Verde, do ICMBio, e o certificado MOSS de redução de CO². Os equipamentos são feitos de um composto de materiais reciclados, validados pelo INMETRO, onde foram testados resistência, durabilidade, inflamabilidade, e deformação com as diferenças de temperatura.

Em todo o processo de fabricação do equipamento é priorizada a redução na emissão de CO₂ e a diminuição de 35 a 50% de energia, sem falar na destinação correta dos resíduos no fim do ciclo, que considera a utilização de materiais reaproveitáveis. O resultado é a fabricação de um totem sustentável com 95% de redução de aço em relação ao tradicional.

O plano do Burger King

Dividido em “Nossa Comida” (Ambiental), “Nossa Gente” (Social) e Governança, o plano ESG da rede tem na sustentabilidade uma das frentes do negócio. “Existem vários compromissos de ESG em andamento. Recentemente, por exemplo, expandimos a quantidade de lojas com geração distribuída de fontes renováveis, com energia de matriz solar distribuída para mais de 100 restaurantes”, destaca Fabio Alves, vice-presidente de desenvolvimento da empresa gestora da marca dos totens e franqueada Burger King.

A linha de autoatendimento sustentável que está sendo implantada no Burger King é chamada de Ecokiosk e é a primeira do tipo instalada em uma rede de fast food nacional com presença global. Com a instalação dos primeiros totens sustentáveis, todos os novos restaurantes já terão este modelo. A expectativa é que os totens tradicionais de lojas Burger King que já estão abertas possam receber um retrofit para se tornarem sustentáveis nos próximos anos. “Estamos evoluindo na transformação digital das lojas e todos os nossos movimentos precisam ser planejados considerando a sustentabilidade de longo prazo. A instalação de totens sustentáveis é uma dessas iniciativas, por meio da qual também queremos minimizar nosso impacto, reduzindo as emissões de carbono e outros gases poluentes”, finaliza o executivo. É a tecnologia aliada à sustentabilidade!

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Fontes: Consumidor Moderno | Mercado Consumo