Projeto Tampinhas de Amor ajuda a gerar renda e apoio a pacientes com câncer.

Sabe as tampinhas que acompanham as embalagens de refrigerante, pastas de dente, shampoos, condicionadores, amaciantes, detergentes e outros produtos de limpeza? Pois é, esses resíduos 100% recicláveis que costumam parar nos aterros sanitários agora podem ajudar inúmeros pacientes em tratamento oncológico.

É que a ViaMobilidade, empresa responsável pela manutenção e operação da Linha 5-Lilás do metrô na cidade de São Paulo, em uma parceria com o Instituto Amor Rosa, especializado no atendimento a adultos com câncer, instalou postos de coleta dessas tampinhas nas estações Santa Cruz, Hospital São Paulo, Chácara Klabin e AACD-Servidor. Em breve, esses espaços serão instalados nas estações Moema, Eucaliptos, Campo Belo e Brooklin.

As tampinhas serão vendidas a empresas de reciclagem e o dinheiro arrecadado será destinado às ações sociais do instituto, proporcionando recursos para a aquisição de kits de higiene, material para curativos, cadeiras de rodas, cama e colchão hospitalar.

A iniciativa também vem para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e a preservação dos recursos naturais. “Tampinhas de Amor começou quando percebemos que poderíamos fazer mais para o meio ambiente, por meio da reciclagem de resíduos sólidos, e transformá-los em receita para melhorar o atendimento humanizado dos nossos pacientes”, conta Ana Maria Obranovich Rosa, presidente e fundadora da instituição.

Outra grande iniciativa

Semelhante ao Projeto Tampinhas de Amor, o Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. De abrangência nacional, promove o destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática.

Desde a coleta da primeira tampinha, em 2016, até agora, o programa já ultrapassou a marca de 390 milhões de tampas plásticas revertidas em mais de R$ 1,4 milhão em recursos que retornaram para a indústria como matéria-prima de baldes, bacias, escovas, vasos de flores, para-choques automotivos, bancos de praça, entre outros.

Quer doar suas tampinhas e não sabe como?

Fácil! Clicando aqui você fica por dentro dos endereços dos postos de coleta mais próximos da sua casa.

Nem no lixo reciclável, muito menos no lixo comum. Os postos de coleta do Programa Tampinha Legal e Tampinhas de Amor são os melhores lugares para esses resíduos. Bora ajudar!

Fontes: Recicla Sampa | Tampinha Legal