Foto: Gshow

Após ser adiado em função da pandemia, o Rock In Rio voltará a acontecer em 2022 com uma grande novidade: o Palco Mundo, o principal do festival, será feito em aço, com estrutura reutilizada e 100% reciclável.

O projeto será desenvolvido pela Gerdau, uma das maiores siderúrgicas do Brasil, tendo a sustentabilidade como principal foco. Segundo Gustavo Werneck, CEO da empresa, ele terá um nível de engenharia avançado.

A nova versão do palco será a maior de todas as edições, com 104 metros de comprimento e 30 metros de altura. Para se ter uma ideia, isso equivale a dimensão de um prédio de 10 andares e a largura de duas piscinas olímpicas. Além disso, serão utilizadas 200 toneladas de aço reciclado, o que equivale a fabricação de 200 carros.

“É bonito porque esse será um palco cheio de história. O aço usado na construção pode ter vindo de guitarras, outros instrumentos musicais ou até itens que antes pertenciam aos fãs do festival”, explicou Luis Justo, CEO do Rock In Rio.

Vale destacar que, por ser 100% reciclável, a cenografia do Palco Mundo poderá ser reaproveitada eternamente quando ele deixar de ser palco, podendo se transformar em casas, edifícios e carros.

No total, mais de 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, estão envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau. Além disso, 73% do aço da Gerdau é produzido a partir da reciclagem da sucata metálica.

“Temos que implantar ações o mais rápido possível, para que possamos continuar usando recursos que existem no planeta e deixar para as gerações que vêm depois de nós”, disse Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

Foto: Meio e Mensagem

Festival sustentável

Além da nova estrutura feita de aço reciclado para o Palco Mundo, o Rock In Rio desenvolve outras iniciativas que demonstram seu compromisso com a sustentabilidade.

O festival é carbono neutro desde 2006 e traçou um plano de 6 metas a serem atingidas até 2030. Entre elas estão zerar o desperdício alimentar, zerar os resíduos destinados a aterros sanitários e digitalizar tudo o que é de papel.

Para 2022, a organização também anunciou que irá substituir as pulseiras físicas de entrada por ingressos virtuais, em prol do meio ambiente.

“O Rock in Rio assume um compromisso com a sociedade: o de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor. Queremos provocar a transformação de mentalidades e de comportamentos em toda a cadeia produtiva, também servindo de exemplo e inspiração para o público”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.

As ações são recebidas com bons olhos pelo público. O festival – que acontecerá nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro – já tem todos os ingressos esgotados.

***

Tem interesse em saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade? Conheça também o podcast do Pensamento Verde e ouça bate-papos com profissionais especialistas no tema.

Fontes: Recicla Sampa | Um Só Planeta | Forbes