Um estudo recente alerta para a possibilidade de aproximadamente 560 catástrofes climáticas anuais até 2030. Estima-se que cerca de 37,6 milhões de pessoas enfrentarão condições de pobreza extrema devido aos efeitos das mudanças climáticas e desastres ambientais.

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres de 2023, observado em 13 de outubro, chama a atenção para a importância de fortalecer a resiliência diante de desastres naturais. Esta iniciativa segue a declaração política adotada em maio pela Assembleia Geral da ONU, que busca intensificar as ações nesse sentido.

Exemplo brasileiro de resiliência climática

O município de Barcarena, no Pará, foi nomeado o primeiro centro de resiliência na Amazônia pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR). Recentemente, a prefeitura local realizou uma série de oficinas para avaliar riscos e vulnerabilidades nas áreas de saúde, alimentação e inclusão de pessoas com deficiência, com o apoio do UNDRR.

Desafios para a saúde e a alimentação

Durante as discussões, autoridades e produtores locais destacaram os desafios que enfrentam devido às mudanças climáticas, incluindo chuvas intensas e períodos de seca, que têm impactado a produção de alimentos. Também observaram o aumento de casos de pressão alta e desidratação devido às temperaturas extremas.

Barreiras para a inclusão

A acessibilidade é uma preocupação central na região, com desafios significativos para a mobilidade, especialmente em áreas amazônicas, onde muitos trajetos são feitos por vias fluviais.

Abordagem diversificada

O UNDRR destaca a importância de uma abordagem holística e integrada para lidar com os diferentes riscos associados às mudanças climáticas. A especialista Patrícia Menezes ressalta a necessidade de conscientização, melhoria dos serviços públicos e incentivo à agricultura sustentável, visando a gestão mais eficiente dos recursos naturais e a prevenção de desastres futuros.

A diversidade de perspectivas e a articulação entre os diversos segmentos da sociedade são consideradas fundamentais para enfrentar os desafios colocados pelas mudanças climáticas. As discussões realizadas em Barcarena destacaram a importância de uma análise abrangente e detalhada para enfrentar os riscos climáticos de forma eficaz.

Com informações de Notícia Sustentável.