Feito de madeira, equipamento é carregado com a luz solar e pode durar mais de dez anos


O laptop peruano Wawa foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade educacional de crianças de baixa renda, adotando os conceitos de sustentabilidade.


Este é o primeiro computador a ter um painel solar portátil como fonte de energia, além disso, a parte externa é desenvolvida em madeira MDF, um composto baseado em fibras de madeiras, que torna o computador mais barato. O projeto nasceu em 2015, quando o primeiro protótipo foi levado para diversas regiões dos Andes e da Amazônia peruana, para que as crianças testassem os equipamentos.

(fonte: clique aqui)


O Wawa possui software livre com o código aberto, sendo ideal para uso pessoal, para estudar ou trabalhar. Um dos criadores, Javier Carrasco, disse ao site de notícias peruano, Trome, que o projeto é o primeiro no país a ser desenvolvido desta forma. “Funciona como um computador normal, como se fosse plástico ou metal. O hardware e o software são feitos com tecnologia de ponta”.


O próximo passo para o laptop é que ele seja produzido em escala maior, para isso, eles estão fazendo a apresentação do produto para várias ONGs. O desejo dos criadores é que o aluno consiga fazer upgrade do mesmo computador, atualizando sempre, pois o tempo estimado de vida útil do equipamento pode chegar a 15 anos.