Com as Olimpíadas se aproximando, a cidade está na fase final de um ambicioso projeto de limpeza, que transformará o Sena em um destino seguro para nadadores e mergulhadores. O legado das Olimpíadas incluirá três eventos olímpicos programados para acontecer no rio, como triatlo, maratona de natação e paratriatlo.

A natação no rio Sena foi proibida no início do século passado devido à sua água poluída e à falta de infraestrutura de saneamento. As melhorias feitas nas últimas décadas já reduziram significativamente as bactérias fecais presentes no rio, mas ainda eram necessárias soluções inovadoras para torná-lo oficialmente seguro para banho.

Uma das principais inovações é a construção de um enorme reservatório subterrâneo que armazenará o escoamento em épocas de chuva intensa, impedindo que o excesso de água suja chegue ao rio. Essa megabacia, que se estende a 34 metros de profundidade e 50 metros de largura, terá capacidade para reter a água de 20 piscinas olímpicas.

Em um ambicioso projeto, o objetivo é despoluir o Rio Sena, que é um marco na história da cidade.

Esse projeto monumental permitirá que os atletas nadem no Sena com tranquilidade durante os Jogos Olímpicos e mostrará o rio revitalizado como um local esportivo e cultural. Além dos eventos esportivos, a cerimônia de abertura das Olimpíadas acontecerá em um trecho do Sena, com uma flotilha de 160 barcos transportando 10 mil atletas até a Torre Eiffel.

A reintrodução da natação no rio Sena representa uma transformação notável, já que na década de 1960 apenas três espécies de peixes foram registradas no rio. Hoje, cerca de 30 a 35 espécies de peixes habitam o centro da cidade, além de moluscos, insetos aquáticos, esponjas e lagostins.

Apesar das melhorias, alguns alertas ainda são necessários. A presença de ratos ao longo do rio é um problema recorrente, e as autoridades estarão monitorando e tomando medidas para garantir a segurança dos banhistas. No entanto, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, revelou três pontos no Sena que estarão abertos para banho público a partir de 2025.

Dessa forma, o retorno dos banhistas ao rio Sena representa um marco histórico para Paris, que prova que o urbanismo sustentável e inovador pode transformar a paisagem urbana e proporcionar um futuro mais saudável e sustentável para os cidadãos e visitantes.

Com informações da BBC.