Mais uma empresa empenhada em apresentar soluções inovadoras e sustentáveis.

Recentemente, a empresa de aviação GOL apresentou o projeto pioneiro “Meu Voo Compensa”, que objetiva neutralizar a emissão de carbono no ambiente. Operando a primeira rota carbono neutro do Brasil desde 1º de setembro, a GOL será a primeira do segmento na América Latina a oferecer aos passageiros a possibilidade de realizarem a compensação de carbono de suas viagens. Desde junho, a GOL oferece a experiência da possibilidade de neutralizar a emissão gerada durante o deslocamento a todos os seus clientes.

A emissão de carbono no voo de um avião é gerada pela queima do combustível fóssil usado na aeronave. Muitas nações no mundo todo estão adotando iniciativas para descarbonizar suas atividades até 2050, como forma de frear o aquecimento global.

Na prática

Para viabilizar a proposta, a GOL firmou parceria com a MOSS, maior plataforma ambiental de crédito de carbono do mundo. A compensação acontece de forma rápida, simples e didática, por meio de um QR-Code. Após a compra, via e-mail, o cliente é convidado a comprar o crédito de carbono correspondente a sua emissão. Ele ganha um Certificado de Compensação e o valor é revertido em apoio a projetos ambientais certificados no âmbito da conservação de florestas, biomassa e energia limpa.

Estabelecida por enquanto para o trecho entre Recife e Fernando de Noronha, a iniciativa colabora para a redução de 1⁄4 das emissões de carbono da ilha.

O quanto isso vai custar para o cliente?

O cálculo da emissão de carbono individual é realizado pelo site da MOSS Earth. O carbono é compensado por meio do crédito denominado MCO2, primeiro token verde global lastreado em blockchain*.

O vice-presidente Comercial, Marketing e Clientes da Gol, Eduardo Bernardes, mostra que a compensação de um voo de São Paulo para o Rio de Janeiro – com duração de uma hora e cinco minutos emite 34 kg de carbono por passageiro – custará em torno de 10 reais para o cliente. De Guarulhos para Salvador são 136 kg a um custo de 20 reais por pessoa.

A GOL prevê quase 2 mil voos a mais em relação a outubro de 2020, com um crescimento superior a 15%, indicando que, à medida que o combate à pandemia avança, a operação também ganha força. A companhia segue engajada em outros projetos de sustentabilidade e está implantando iniciativas para chegar a zero carbono em todas as operações até 2050.

* tipo de base de dados que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação.

Fontes: Diário do Turismo | JC | Wikipédia