Você sabe o que é agricultura biodinâmica?

5.055 Visualizações
Plantação
Foto: Depositphotos

Criada na Alemanha, em 1924, a agricultura biodinâmica veio em resposta a um grupo de agricultores que solicitaram a Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, orientações para resolver os problemas de degradação ambiental decorrentes das práticas agrícolas.

O conceito considera e respeita as relações entre os diversos seres vivos presentes no dia a dia do agricultor, incluindo as forças cósmicas, relacionadas à lua, ao sol e aos planetas, que influenciam na prática agrícola.

O agricultor que utiliza a biodinâmica tem que fazer de sua propriedade um organismo integrado, com entrada mínima de recursos e insumos de fora da propriedade, estabelecendo uma relação mais ética com o meio ambiente.

Para isso, é necessário integrar todos os elementos ambientais agrícolas como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, mananciais hídricas, entre outros.

Como o conceito visa utilizar tudo natural, na agricultura biodinâmica não se utilizam adubos nitrogenados minerais, pesticidas sintéticos, herbicidas e hormônios de crescimento, etc. Para atender a demanda, eles utilizam os preparados biodinâmicos, uma ferramenta que funciona como adubo. Com isso, há uma maior vivacidade e qualidade no solo.

No processo, o agricultor biodinâmico aprende que ele pode fazer somente aquilo pelo qual ele mesmo pode responsabilizar-se. Além disso, ele se torna um pesquisador e aprende a compartilhar as suas experiências com cultivo e seleção de animais, plantas e sementes.

Biodinâmica no Brasil

Atualmente o movimento está presente em mais de 40 países e envolve mais de 4.900 produtores, de acordo com dados do IBD Certificações.

Agricultura
Foto: flores.culturamix

No Brasil, esse tipo de agricultura é difundido pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. A entidade desenvolve alguns trabalhos e processos para ajudar os agricultores iniciantes e os que já estão no mercado há algum tempo.

Entre as atividades estão cursos, normas, consultoria e produção de preparados biodinâmicos, que são feitos em grande escala para atender uma demanda crescente de produtores interessados.

Selo Demeter

O selo Demeter identifica, mundialmente, os produtos biodinâmicos. Os produtos Demeter fazem parte de uma rede ecológica internacional ligada ao Demeter International, sediado na Alemanha.