Trinta baleias da espécie falsa-orca encalham na praia de Upanema/RN

813 views

Cerca de 30 baleias da espécie falsa-orca encalharam na praia de Upanema, município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, na manhã do último domingo, dia 22 de setembro. Alguns membros da comunidade local conseguiram devolver os animais ao mar, no entanto, sete espécimes morreram.

Encontradas na Costa Branca do estado nordestino, as baleias contaram com o auxílio da Polícia Militar, do Pelotão Ambiental da Policia Militar de Mossoró e agentes do Projeto Cetáceos para voltarem ao mar, porém, em condições debilitadas, algumas foram atacadas por tubarões e pereceram.

Baleia falsa-orca
Foto: Divulgação/PM

Primeiramente, as baleias foram confundidas com a espécie Piloto, que vive em águas profundas. Contudo, de acordo com o biólogo Flávio José de Lima Silva, do Projeto Cetáceos, eram Falsas-Orcas, que habitam em regiões tropicais e temperadas, se alimentam de peixes e não são costeiras. Vale lembrar que um caso similar ocorreu em RN há aproximadamente 23 anos.

Entenda também o que causa o encalhamento frequente das baleias em regiões litorâneas, confira na matéria que o Pensamento Verde preparou.