Taiwan usa DVDs e CDs antigos para despoluir água

413 views
Cds
Foto: nonada

Todo mundo deve ter em casa uma pilha de CDs e DVDs antigos, riscados e obsoletos que possivelmente não foram descartados como lixo eletrônico. Pesquisadores taiwaneses conseguiram reutilizar esses materiais em técnicas de despoluição de esgoto junto a outros componentes, permitindo que a água se tornasse apropriada para consumo.

De acordo com Din Ping Tsai, coordenador da pesquisa na Universidade Nacional de Taiwan, “os discos óticos são baratos, estão facilmente disponíveis e são usados de forma rotineira”, justificou ao portal Greensavers sobre a escolha do produto. O objetivo é usá-lo também de forma a reduzir o desperdício dos CDs que possivelmente seriam jogados em locais impróprios.

Além dos CDs e DVDs usados, barras de óxido de zinco e raios ultravioleta são utilizados no tratamento da água. A equipe de cientistas coordenada por Tsai usou a superfície dos discos como base para fixar e espalhar o conteúdo das barras de óxido de zinco. Este elemento funciona como um catalisador, que ao reagir com os raios do sol, neutraliza os poluentes da água.

O grupo testou o dispositivo com uma solução de meio litro de corante alaranjado de metil, um composto orgânico muito comum usado para avaliar a velocidade de reações foto catalíticas. Depois de colocar o líquido alaranjado na superfície dos discos e deixar reagir por 60 minutos, os pesquisadores concluíram que 95% dos contaminantes foram destruídos, ou seja, com a inserção do reagente, o processo de purificação foi maior e mais rápido.

Segundo os pesquisadores, o dispositivo consegue tratar 150 mililitros de água residual por minuto. A equipe não foi a pioneira a filtrar a água com as nano barras de óxido de zinco, mas essa é a primeira experiência que usou este material reciclável, CDs e DVDs, durante o procedimento. Essa pode ser uma alternativa sustentável para reciclar os 20 bilhões de DVD’s e CD’s produzidos anualmente pelo mundo quando não estiverem mais em uso.

Rio poluído
Foto: construirsustentavel