Saiba qual a importância ecológica das bactérias

23.253 views
Bactérias
Foto: scienceblogs

Seria impossível o ser humano sobreviver sem a existência das bactérias. Cientistas e biólogos reconhecem a importância das bactérias para o meio ambiente direcionando a estes organismos estudos e pesquisas de todos os campos da ciência, inclusive os relacionados à melhoria e à manutenção dos ecossistemas.

As bactérias realizam a decomposição da matéria orgânica do solo e dos oceanos (resto de alimentos e de animais, por exemplo) e são responsáveis pela liberação de elementos indispensáveis à vida. Aprende-se na escola que estes minúsculos seres vivos, quase sempre associados a doenças, mantêm a terra limpa, fértil e saudável.

O que nem todo mundo sabe é que algumas bactérias ajudam as plantas a se nutrirem, pois transformam o nitrogênio em amônio e nitratos que podem ser absorvidos pelas plantas e reorganizados para formar aminoácidos e ácidos nucleicos, que contribuem para a formação do DNA.

Há algum tempo também se estuda a importância das bactérias no controle biológico de pragas. Um exemplo é a utilização do gênero Bacillus thuringensis, que ao ser inserido nas lavouras, ataca o organismo das larvas impedindo a formação de alguns insetos. É o que chamam de controle biológico ou natural.

As bactérias também são utilizadas para a limpeza da água e dos ambientes contaminados por resíduos químicos como pesticidas, petróleo e substâncias radioativas. Um exemplo simples é a utilização de microbactérias no tratamento de esgoto.

Pesquisas revelaram a importância ecológica das bactérias também para o clima. Segundo cientistas da Universidade Estadual da Louisiana, há evidências de que as bactérias estão entre as minúsculas partículas que formam as nuvens, que precipitam em forma de chuva ou neve.

Bactérias
Foto: fiocruz

Por último, há o uso de bactérias na biotecnologia. Algumas espécies são imprescindíveis nas pesquisas que envolvem modificações genéticas, pois elas auxiliam no transporte dos genes para o genoma do indivíduo modificado em laboratório.

Mesmo invisíveis a olho nu, as bactérias são os organismos vivos mais importantes para a manutenção da vida. Até mesmo o nosso corpo depende delas para a quebra de enzimas e absorção de nutrientes. Estima-se que haja 10 vezes mais bactérias do que células no corpo humano.