Saiba quais são as atividades que mais consomem água no mundo

10.006 Visualizações
Hoje no mundo apenas 1% de toda água disponível é própria para consumo.

A água é um dos recursos mais importantes do planeta, sendo fundamental para a vida. Ela deve ter sua importância respeitada e ser muito bem utilizada para que não se torne um recurso escasso no futuro, comprometendo a sobrevivência de todas as formas de vida existentes em nosso planeta.

Apesar de mais de 70% da superfície terrestre ser composta por água, apenas 1% dela é própria para o consumo, porcentagem que inclui toda a água distribuída entre rios, lagos, lençóis freáticos e represas — enquanto os outros 2% de água está contida nas geleiras polares e os demais 97% são formados por água salgada dos oceanos.

Desta forma, apesar da grande quantidade de água presente no planeta Terra, o montante que é próprio para uso é limitado, o que pode fazer com que este item fundamental se torne difícil de ser encontrado no futuro, especialmente se for mal utilizado.

Assim, é importante que se conheça bem o destino dado à água utilizada no cotidiano, de forma que se saiba como este bem é empregado na nossa rotina, evitando, assim, seu desperdício e uso incorreto.

Atividades que mais consomem água no mundo

Agropecuária

A agropecuária é a atividade que mais consome água em todo o mundo, sendo responsável por 70% de toda a utilização feita pelos seres humanos, de acordo com números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Além disso, a agropecuária desperdiça grandes quantidades de água: estima-se que cerca de 60% da água utilizada na agricultura seja desperdiçada, especialmente por técnicas inadequadas de irrigação.

Por isso, medidas alternativas para evitar o desperdício de água neste setor — como a irrigação por gotejamento — já passaram a ser utilizadas em alguns lugares do mundo, com o intuito de reduzir o desperdício e dar um melhor uso à água.

Atividades industriais

As indústrias são a segunda atividade que mais consomem água em todo o mundo, sendo responsáveis por 22% de todo o uso de água, que pode ser empregada de diferentes formas nas atividades industriais.

Assim como na agropecuária, o setor industrial também passou a buscar maneiras de utilizar menos água nos últimos anos e reduzir o desperdício em suas atividades. O reuso da água nas indústrias e a redução de dejetos emitidos que chegam até os rios são exemplos de técnicas empregadas pela indústria para buscar consumir menos deste recurso essencial.

Uso doméstico

A terceira atividade que mais consome água no mundo é o uso doméstico, responsável por 8% do uso total de água no mundo. Trata-se da água utilizada em nas residências para limpeza, higiene pessoal ou consumo direto.

Desta maneira, é fundamental que haja uma conscientização das pessoas para que a água utilizada em suas casas não seja desperdiçada, assim como em outras atividades.

Imagem: kenzaza / iStock / Getty Images Plus