Principais causas das enchentes e suas consequências

62.987 Visualizações
Enchente
Foto: luizgustavoleme

Desde o início do ano nos deparamos com diversas notícias sobre enchentes e todas as suas consequências no dia a dia da população. Ocasionadas quando chuvas intensas e em grandes períodos acontecem, as enchentes formam-se quando a vazão d’água excede a capacidade de escoamento e os rios ou córregos transbordam e invadem outros ambientes fora de suas margens.

Embora as enchentes sejam consideradas fenômenos naturais existem interferências humanas que acabam aumentando as chances para que ocorra cheias, entre as principais causas destacam-se:

• Agressões à natureza: A interferência do homem por meio de ações como desmatamento, eliminação de vegetação e urbanização, são algumas das atividades que podem aumentar as chances de enchente, visto que a natureza segue um ciclo que quando alterado pode trazer diversos prejuízos para a área.

• Habitação Imprópria: Muitas regiões são habitadas sem planejamento e licitações e quando ocorre em áreas com rios aumenta o risco de enchentes.

• Falta de consciência ambiental: A população ainda descarta lixo em locais errados, que acabam sendo arrastado pelas chuvas. O governo por sua vez, ainda não conseguiu regularizar a coleta de lixo em muitos municípios, o que agrava o problema.

Programa Lixo Zero
Foto: Daniela Dacorso

Perde-se muito com enchentes que invadem a área urbana, uma vez que pessoas, empresas, animais e a própria natureza, sofrem com resultados que alteram não só a economia do país, mas também a saúde pública. Entre as principais consequências das enchentes destacam-se:

• Ameaça à saúde pública: A água proveniente de enchentes é contaminada e o contato com ela pode transmitir doenças diversas. Muitos casos de mortes por afogamento também são registrados.

• Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo.

• Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.

É inegável que podemos ajudar no combate às enchentes com costumes simples, mas importantes. Jogar o lixo nos locais corretos, reciclar, respeitar os limites da natureza, verificar as licenças de sua moradia, cobrar as autoridades quanto às obrigações que cabem a elas e porque não compartilhar estes conselhos com todos, afinal os prejuízos de algumas atitudes afeta toda a população.