Pesquisadores criam sistema capaz de projetar eventos extremos

315 Visualizações
Pulse-Brasil.org Ferramenta PULSE-Brasil

Desenvolvido com o intuito de ajudar as governanças na tomada de decisão relacionada a eventos extremos, o sistema PULSE-Brasil (Platform for Understanding of Ecosystems) pode realizar análises integradas de informações a respeito do clima, ambiente e saúde pública. Capaz de fornecer cenários futuros, a ferramenta foi elaborada por pesquisadores brasileiros e britânicos do projeto Impact of climate extremes on ecosystem and human health in Brazil.

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Natural Environment Research Council (NERC), organização do Reino Unido, o estudo, atualmente, disponibiliza dados referentes ao período de 1950 e 2012 e faz projeções seguindo os mais recentes moldes usados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O PULSE-Brasil teve seus primeiros resultados divulgados durante a conferência Adaptations Futures 2014, no dia 13 de maio, em Fortaleza. Coordenado por José Antonio Marengo Orsini, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Peter Michael Cox, da University Exeter (Reino Unido), o programa pode ser acessado na internet de maneira gratuita.