Participantes do Projeto Conexão Mata Atlântica, em São Paulo, receberão mudas gratuitas

82 views

Interessados na produção de madeira e produtos não madeireiros, como frutas, sementes e óleo, podem receber gratuitamente mudas de espécie nativas

Os participantes do Conexão Mata Atlântica na Bacia do Rio Paraíba do Sul podem receber mudas de espécie nativas de interesse econômico. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) publicou o chamamento público com as informações.

Quem possui terras nas regiões de Areias, Lagoinha, São José dos Campos (somente no Distrito de São Francisco Xavier), Bananal, Lorena, São Luiz do Paraitinga, Cachoeira Paulista, Natividade da Serra, Silveiras, Cunha, Paraibuna, Taubaté, Guaratinguetá e Redenção da Serra, pode participar.

A distribuição das mudas nesta região tem como objetivo complementar ações desenvolvidas pelo Projeto Conexão Mata Atlântica, por meio do incentivo à implantação de florestas multifuncionais e à introdução de espécies arbóreas nativas passíveis de exploração econômica em pastagens e culturas agrícolas visando contribuir para a conservação da biodiversidade e da água e para a geração de renda.

Espécies disponíveis

Estão disponíveis cerca de 120 mil mudas de diversas espécies, como jequitibá, louro-pardo, canafístula, araucária, cambuci, pitanga, cereja-do-rio-grande, palmeira-juçara e outras, para o plantio em florestas multifuncionais, sistemas agroflorestais, consórcio com pastagem, em divisas de propriedades e para o enriquecimento de fragmentos de vegetação nativa.

A contrapartida é a preparação da área de plantio, o plantio em si, a manutenção e o manejo, a observação de orientações técnicas para essas etapas e a permissão para visitas a campo para a coleta de dados referentes à execução das atividades do edital.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de novembro por meio do envio da Manifestação de Interesse devidamente preenchida e assinada, acompanhada dos documentos indicados no edital para Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente / Unidade de Gestão de Projetos: Av. Professor Frederico Herman Jr, 345, Prédio 6, 2º andar – São Paulo – SP – CEP: 05459-900.

A previsão é que as mudas sejam entregues até o fim deste ano e plantadas até janeiro de 2021.