Os animais silvestres brasileiros

29.150 Visualizações

Animais silvestres são aqueles que foram tirados da natureza e não estão acostumados a viver diretamente com o ser humano. Eles vivem ou nasceram em um ecossistema natural, como florestas, rios e oceanos, por esse motivo têm dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro.

No Brasil existem alguns animais silvestres que são mais comuns e por isso são o principal alvo do comércio ilegal, como o papagaio, a arara, o mico leão dourado, o jabuti e os curiós. Em solo brasileiro não é permitido manter esses animais silvestres em cativeiro, somente em zoológicos, entidades com fins científicos, criadores devidamente legalizados e controlados pelo Ibama e outras exceções, desde que possuam autorização da autoridade competente.

A seguir listamos alguns dos principais animais silvestres brasileiros:

Mico leão dourado

O mico leão dourado é conhecido também como sauí. Ele é encontrado na Mata Atlântica, na região do Rio de Janeiro, sempre sobre as árvores e cipós. Eles possuem uma pelagem cor de fogo e uma juba em torno da cabeça. Vivem em média 15 anos.

khass2000 Mico-leão-dourado.

Lobo guará

Nativo da América do Sul, o lobo guará pode ser encontrado em algumas regiões do Brasil, como o Cerrado, Pantanal, campos do da região sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica. Possuem hábitos noturnos e solitários.

© Depositphotos.com / nejron Lobo-guará.

Capivara

Já a capivara pode ser encontrada na América do Sul e Central, perto de rios e lagos. É o maior roedor herbívoro do mundo. Utilizam a água como refúgio dos predadores, e também se reproduzem na água. Possuem grande facilidade para nadar, tendo inclusive pequenas membranas nos pés.

© Depositphotos.com / Kataieva Capivara.

Boto cor de rosa

O boto cor de rosa é um animal tipicamente brasileiro. É conhecido como o boto cor de rosa, mas sua coloração varia de acordo com a idade. São nadadores lentos, e, normalmente, no amanhecer ou entardecer saltam mais de um metro.

joachim_s_mueller Boto-cor-de-rosa.

Arara azul

A arara azul é altamente cobiçada pelos traficantes de animais. Pode ser encontrada no interior da região sul do Brasil, Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Ela possui uma plumagem azul uniforme, com a presença de manchas amarelas na cabeça, em torno dos olhos e na zona da bochecha. Elas vivem em média de 30 a 40 anos.

ana_cotta Arara-azul.