Mosquitos: por que incomodam mais uns que outros

893 Visualizações

Se você sente que os mosquitos te rondam e sempre te picam ao invés de outras pessoas, aqui eis a resposta! Confira!

Em um grupo de amigos você é sempre aquele que ostenta as incômodas marquinhas de picadas de mosquito? E escuta aquela máxima que “seu sangue deve ser doce”? Enquanto outros adoram se gabar que não são ímãs de picadas? Tem explicação científica. E sim, uns parecem mais “apetitosos” para os pequenos seres alados do que outros.

Saiba o que é mais atraente para os mosquitos

Jonathan Day, professor de entomologia médica, responde: mosquitos gostam do que veem e do que cheiram.

  • Sua aparência: por incrível que pareça esses bichinhos são bem visuais e usam a visão para escolher suas vítimas. Fique atento durante a tarde, que é onde eles estão mais atiçados e na ativa. E, assim como o dito popular diz que a cor vermelha atiça touros, também atrai mosquitos. Cores escuras também são alvos.
mosquitos
  • Tipo sanguíneo: pois é, o “sangue doce” tem fundamento. O sangue é o néctar dos mosquitos. Enquanto os machos sobrevivem só com este néctar, as fêmeas ainda precisam de proteína para a produção de ovos. Pesquisadores descobriram que quem tem o tipo O é mais “apetitoso” em dobro. Quem tem o tipo B também pode ser um chamariz de mosquitos. E eles descobrem pelo cheiro: 85% das pessoas produzem uma secreção que revela o tipo sanguíneo e, como mosquitos usam bastante o sentido de cheiro, é tiro e queda! Estará na mira da picada.
  • Sabe o motivo de ouvir tantos os zumbidos durante a noite? Eles são atraídos também por dióxido de carbono, que exalamos pelo nariz e boca. E quanto maior a pessoa, mais é exalado, portanto, mais atrativo é. Por isso pernilongos, por exemplo, parecem ressoar ao redor da nossa cabeça, nos deixando meio doidos com o zumbido irritante.
mosquitos
  • Bebedores de cerveja: quem diria? Mosquitos têm uma queda pela bebida? Cientistas perceberam que, quem tinha consumido uma quantidade significativa de cerveja, possuía mais mosquitos ao seu redor, mas ainda não conseguem explicar bem o motivo. Será que altera o suor ou a temperatura corporal e isso também é interessante para os pequenos sedentos?

E você, é um ímã de pernilongos? O que faz para evitá-los? Conte para a gente nos comentários 😉