Kawah Ijen: Conheça um vulcão na Indonésia que expele lava azul

813 Visualizações
© Depositphotos.com / Miragik Kawah Ijen.

Derivado da palavra “Vulcano”, que na mitologia romana significa “deus do fogo”, o vulcão é uma estrutura originada pela distribuição das placas tectônicas e pode ser encontrado em terra ou no mar.

O magma expelido pelo vulcão é uma massa de rocha fundida de alta temperatura, misturado com vapor de água e gás. Além do magma, saem pelo vulcão materiais como gases e partículas quentes, como cinzas.

Encontrado na Indonésia, o vulcão Kawah Ijen se destaca dentre todos os vulcões conhecidos pelo homem. A grande quantidade de enxofre puro em seu centro expele uma lava na cor azul, que pode chegar até cinco metros de altura. Aos poucos, essa lava azul transforma as encostas rochosas em um deslumbrante manto azul altamente tóxico e quente.

Esse fenômeno acontece por conta da combustão de enxofre, feita por mineradores com tochas, que ao entrar em contato com o ar se liquefaz e dá origem às chamas azuis. Enquanto o enxofre é derretido, ele se transforma em uma lava de mesma aparência azulada. Durante o resfriamento deste enxofre, a cor azul vai se transformando em tons de laranja e vermelho, e o cenário é de grandes cristais amarelados.

Durante o resfriamento do magma azul, os mineradores monitoram o enxofre derretido que se solidifica. Quando sólido, o material é coletado, triturado e vendido, geralmente, para indústrias químicas e de alimentos.

us.life.viva.co.id Lava azul do vulcão Kawah Ijen.
jefftravels Mineradores trabalhando com o enxofre resfriado.