Irmãos de 11 e 9 anos criam sistema de aproveitamento de água da chuva na Alemanha com apoio da Ford

1.755 Visualizações
Os irmãos Daniel e Lara criaram um sistema para captação de água de chuva para depois reutilizar para limpar o para-brisa.

Você sabia que, por ano, cada motorista gasta cerca de 20 litros de água somente para lavar o para-brisa do carro? Trata-se de um número expressivo e que preocupa ainda mais se levarmos em consideração o fato de que a aquisição de novos veículos aumenta cada vez mais com o passar dos anos.

Ao mesmo tempo em que dados e estatísticas alertam sobre o impacto da indústria e dos hábitos de consumo das pessoas, é preciso também reconhecer as ações que visam minimizar a geração de danos e consequências ao meio ambiente — mesmo que elas ainda sejam tímidas em comparação ao tamanho do estrago causado pelo homem na natureza.

Em uma pequena cidade no interior da Alemanha, no município de Jülich, os irmãos Daniel e Lara Krohn, de 11 e 9 anos, tiveram uma brilhante ideia depois de uma viagem em família com os pais. Em um certo trecho da estrada, quando Gerd, o pai das crianças, tentou usar o para-brisa para limpar o vidro, notou-se que o reservatório de água estava vazio.

Foi neste momento que os irmãos pensaram em uma forma de resolver a situação, fazendo proveito da captação da água de chuva para reutiliza-la para limpar o para-brisa. “Foi uma chuva torrencial. Havia água por toda parte — exceto no reservatório do limpador de para-brisa. Minha irmã e eu achamos tudo isso engraçado, mas depois a resposta pareceu óbvia. Simplesmente reutilize a água da chuva”, disse Daniel.

O que a princípio era um simples trabalho escolar a ser desenvolvido para apresentação em uma competição local de ciências chamou atenção não apenas dos organizadores do evento, mas também de engenheiros da Ford. O projeto ganhou ainda mais repercussão quando a montadora multinacional decidiu instalar um dispositivo de tamanho real em um carro de teste Ford S-MAX.

Para fazer a coleta da água, tubos de borracha são responsáveis por conectar a parte inferior do para-brisa ao reservatório. Daí em diante, o sistema de limpa-vidro segue o modelo padrão. “A ideia de Daniel e Lara estava literalmente ‘na cara’ dos motoristas há décadas e foi preciso um momento de criatividade para que se concretizasse. Em menos de cinco minutos de chuva o reservatório do lavador fica completamente cheio”, contou Theo Geuecke, da Ford Europa.

“Não acreditamos que ninguém tivesse pensado nisso antes”, contou Lara. “Para testar nossa ideia, usamos uma miniatura de Focus RS dentro de um aquário. Em seguida, adicionamos um sistema de filtragem para garantir que a água estivesse limpa. E funcionou muito bem!”, concluiu a caçula.

Imagem: Ford Motor Company