A importância das políticas internacionais para o meio ambiente

1.173 Visualizações
As políticas internacionais foi criada para ajudar o meio ambiente, evitando maiores danos à natureza e o aumento da poluição.

Durante muitos anos, os países de todo o mundo focaram apenas na força econômica, e pouco se importaram com o quanto isso poderia impactar no meio ambiente. Devido a isso e ao avanço industrial desenfreado, muitos danos foram sofridos pelo planeta.

Felizmente, este tipo de situação está mudando e, desde o século XX, há uma nova consciência mundial. Como consequência, estão surgindo diversas políticas internacionais para o meio ambiente, buscando formas mais sustentáveis de agir e que possibilitem uma menor poluição ambiental, sem a diminuição da produtividade.

Políticas internacionais para o meio ambiente: o que são?

As políticas internacionais para o meio ambiente consistem em indicações de como os países devem agir em relação a qualquer ato que possa representar um dano à natureza ou no aumento da poluição. É o caso, por exemplo, da produção industrial, do descarte de materiais, da reciclagem do lixo, do cuidado com o desperdício de água e da atenção a qualquer emissor de gases poluentes — como meios de transporte e afins.

Os líderes mundiais, com cada vez mais frequência, se reúnem com o intuito de encontrar novas formas de adotar práticas sustentáveis, elaborando metas a serem cumpridas por todos sem que os indicadores econômicos fiquem prejudicados. Atualmente, existem diversos acordos firmados entre os países do mundo, focando na criação de formas mais sustentáveis de produção econômica.

Os principais objetivos das políticas internacionais para o meio ambiente são a proteção dos recursos naturais do planeta e a garantia de uma qualidade de vida para todos, já que dependemos diretamente da limpeza do ar, da água e da produção de alimentos. Muitos especialistas, porém, afirmam que as medidas existentes tratam o assunto de maneira genérica, e pouco tem sido feito de forma efetiva para que os objetivos sejam conquistados a médio prazo.

Nos últimos meses, este tem sido um dos assuntos mais comentados no mundo, já que Donald Trump — o atual presidente dos Estados Unidos, uma das nações mais ricas e desenvolvidas do planeta — se recusa a fazer parte destas políticas internacionais para o meio ambiente e nega que a falta de cuidados com o planeta seja responsável por alterações climáticas.

A importância das políticas internacionais para o meio ambiente

As políticas internacionais para o meio ambiente são fundamentais para o alcance da sustentabilidade do planeta e da vida. Caso os países do mundo não se unam para diminuir sua emissão de gases, por exemplo, poderemos ver uma aceleração do aquecimento global e do efeito estufa, eventos muito prejudiciais à natureza e à vida humana.

É importante que cada indivíduo tenha em mente que somos todos seres vivos totalmente dependentes do planeta, já que precisamos da produção de alimentos para viver, bem como de ar puro e água limpa para continuarmos existindo. Cabe a todos nós busca por uma mudança o mais rápido possível.

Imagem: tonefotografia / iStock / Getty Images Plus