Terremoto
Foto: ultimosegundo

Os terremotos são tremores de terra provocados pelo choque violento das placas tectônicas – camada móvel da crosta terrestre –, que causam danos imensos ao homem. Apesar de serem classificados como catástrofes naturais, estudos mostram que estes eventos também podem ser desencadeados direta ou indiretamente pela ação humana.

Atividades que resultam em um aumento de pressão sobre a crosta podem levar à ruptura de uma falha geológica e provocar os chamados tremores induzidos. Esta alteração na pressão exercida sobre o solo geralmente é decorrente da construção de lagos artificiais e represas, ou das atividades de exploração do solo, como mineração, usinas termoelétricas e extração de petróleo e gás natural.

Segundo pesquisadores, um dos maiores terremotos da história da Índia, com 6,3 graus de magnitude, – registrado em 1967 – foi desencadeado pela construção da represa de Koyna. Neste tipo de construção, a expansão rápida e drástica do volume de água causa estresse nas placas tectônicas, podendo provocar sua movimentação e, consequentemente, o choque.

Além das represas, outros projetos de engenharia podem ter influência na manifestação destes eventos. Em Taipei, em Taiwan, dois abalos registrados em 2006 foram associados à construção do que era, até então, o maior edifício do mundo, o Taipei 101. Segundo geólogos, a pressão exercida pelo prédio de 700 mil toneladas reabriu uma antiga falha, que causou os tremores.

No caso da exploração de petróleo, a contribuição para a ocorrência de tremores ocorre devido aos chamados “fraturamentos hidráulicos”, que consiste na perfuração do solo para a criação dos poços de extração. Os espaços vazios deixados pelos fluidos extraídos acabam permitindo o deslocamento das rochas e, portanto, o choque entre elas.

Petróleo
Extração de petróleo. Foto: pmoral