Fenômenos naturais: saiba o que é a maré vermelha

2.205 views
Foto: carleton

Imagine esta cena: você está observando o oceano com todas as suas variações de cores entre o verde e o azul quando, de repente, vê aproximar-se uma grande maré de cor vermelha. Ainda que esta pareça uma imagem surreal, destas possíveis só através dos efeitos especiais do cinema, a maré vermelha é um fenômeno real, isto é, mais uma dessas surpresas guardadas pela natureza.

A coloração avermelhada em correntes marítimas acontece por causa da proliferação excessiva de algumas espécies de algas tóxicas ocasionalmente nos mares de todo o planeta. A junção destas substâncias acaba provocando grandes manchas de cor avermelhada, que ganham a superfície. Este fenômeno não é comum e as plantas que a provocam encontram-se na maioria das vezes em grandes profundidades.

As condições que acabam tornando a maré vermelha mais propícia costumam ser peculiares, como mudanças drásticas de temperatura da água ou alteração de salinidade de regiões oceânicas (que pode ser provocada pelo despejo de esgoto nas águas do mar, por exemplo).

Do ponto de vista ambiental, a maré vermelha é altamente prejudicial. As algas tóxicas que dão o tom avermelhado à água, ao chegarem à superfície, liberam toxinas que acabam por matar um grande número de peixes, mariscos e outros seres da fauna marinha. Mesmo os seres que sobrevivem ao contato com as substâncias tóxicas tornam-se impróprios para o consumo, já que podem causar sérios problemas gastrointestinais e até a morte.