Entenda o que são geoparques

1.322 Visualizações
wikipedia Floresta de Teutoburgo – Geoparque Europeu.

Geoparques (ou geopark, do inglês) são sítios do patrimônio geológico que visam à proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Eles devem gerar atividades econômicas, por meio do turismo, que envolvam sítios geológicos com importância científica, que sejam raros ou de extrema beleza, segundo informações do CPRM – Serviço Ecológico do Brasil.

Dessa forma, o geoparque deve unir aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais. Em relação à geografia, ele representa uma área grande com limites bem definidos. Os geoparques não são unidades de conservação e nem representam uma área de proteção.

De acordo com o conceito da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, o geoparque deve:

1- Preservar o patrimônio geológico para futuras gerações;

2- Educar e ensinar sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências;

3- Assegurar o desenvolvimento sustentável por meio do geoturismo, com o objetivo de reforçar o respeito ao meio ambiente e estimular a atividade socioeconômica;

4- Gerar novas fontes de renda para a população local e atrair capital privado.

Geoparques no Brasil

O Projeto Geoparques foi criado pelo CPRM, em 2006. A iniciativa nasceu da premissa de identificar e diagnosticar as áreas com potencial para a criação de futuros geoparques no Brasil.

O Geoparque Araripe é o único no Brasil integrado à Rede Global de Geoparques. Ele está localizado na área que compreende seis municípios cearenses: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Sua região totaliza 3.796 Km2 de extensão.

Algumas regiões ainda estão sendo avaliadas para que se enquadrem no conceito de geoparque, dentre elas estão: a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; a região da Bodoquena, que contempla destinos como o Pantanal e Bonito; Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC); Cabo de Santo Agostinho (PE); Cachoeiras do Amazonas (AM); Canudos (BA); Catimbau (PE); Chapada Diamantina Oriental (BA); Chapada dos Guimarães (MT); Chapada dos Veadeiros (GO). Fernando de Noronha (PE); Serra da Canastra (MG); Serra da Capivara (PI) e Araraquara-Ouro (SP).

Otávio Nogueira Chapada do Araripe, Ceará.