O ecossistema manguezal e a sua importância ambiental

15.064 views
Manguezal
Foto: bussolaescolar

Divididos em mangue-branco, mangue-vermelho e mangue siriúba, o ecossistema ultrapassa as fronteiras dos 162 mil km² pelo mundo. Desse valor, 12% estão concentrados no Brasil. Do Amapá até Laguna, em Santa Catarina, os manguezais estão presentes em cerca de 25 mil km² no país.

Associado às áreas costeiras, o manguezal pode ser encontrado em margens de baías, barras, enseadas, rios, lagunas, entre outros. Com grandes espécies de crustáceos, peixes e moluscos, o ecossistema é considerado um dos ecossistemas mais produtivos do planeta. Além disso, por se desenvolver em áreas alagadas, o sistema é uma espécie de berçário para muitas espécies de animais.

Com um solo rico em nutrientes, mas com deficiência de oxigênio, as plantas e arbustos presentes no ecossistema possuem raízes externas, responsáveis por liberar mais oxigênio para o solo. Como característica, elas têm sementes compridas, finas e pontudas.

Importância para a manutenção da vida

A importância do manguezal está trelada ao fato do ecossistema ser um dos principais agentes de manutenção da vida no mundo. Além da vegetação impedir grandes erosões no solo, a fauna diversificada presente é de extrema importância social, ambiental e econômica.

Animal do mangue
Foto: oceanusatlanticus

Isso porque os animais são uma fonte significativa de alimentos para as populações humanas, já que os mangues abrigam várias espécies de peixes, além de lontra, sagui, peixe-boi marinho, cobra, crocodilo, lagarto, tartaruga, caranguejo, aranha, mexilhão, minhoca, entre outros. Estima-se que até 95% dos animais que o homem captura no mar sejam produzidos nos mangues.

A área também estimula as atividades econômicas. Entre as ações que podem ser realizadas nos manguezais estão a pesca esportiva e de subsistência, o cultivo de ostras e de plantas ornamentais, bem como o desenvolvimento do turismo local e promoção da região. É importante ressaltar que essas atividades não degradam o ecossistema.

No entanto, com a poluição de rios e mares, queimadas, lançamento de resíduos e esgoto, os mangues tem sido afetados nas últimas décadas. E como resultado os pescadores e trabalhadores da região vem enfrentando problemas.

Área preservada

A fim de preservar os manguezais e, consequentemente, as atividades que os envolvem, o governo incluiu o ecossistema em diversas leis, que o tornaram área de preservação permanente no Brasil.

Manguezal
Foto: eyesnature