Diversidade brasileira: conheça as Dunas do Peró em Cabo Frio/RJ

526 views

A costa brasileira oferece cenários realmente surpreendentes: quem visita a cidade de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, certamente busca águas límpidas e azuis, areia branca, tranquilidade e mansos pores-do-sol. Além disso, a cidade guarda uma paisagem especial, um verdadeiro presente para os visitantes desavisados – as Dunas do Peró, uma área de restinga onde é possível avistar – e desfrutar – de enormes dunas de areia branco-amarelada.

As Dunas do Peró formam um dos últimos campos de dunas do estado do Rio de Janeiro a não passar pelo processo de urbanização. Além da beleza, a área guarda uma fauna e flora bastante singulares, com várias espécies endêmicas (que ocorrem exclusivamente no local). Apesar da óbvia delicadeza deste ecossistema e da necessidade de cuidado para que não se deteriore, o processo de construção de um resort de luxo em uma área bastante próxima das dunas vem causando preocupação aos ambientalistas.

As obras do resort já chegaram a ser embargadas pelo poder público local – quando percebeu-se que a mata nativa próxima às dunas estava sendo extraída excessivamente e que muita terra estava sendo revolvida na região, colocando em risco o equilíbrio ambiental. Após fechado um compromisso de avançar nas obras respeitando limites para conservação, a construção voltou a curso.

Para os ambientalistas, a única maneira de efetivamente manter as Dunas do Peró e seu ecossistema seria embargar a obra definitivamente. O tema é polêmico, já que o poder público, a exemplo da Prefeitura de Cabo Frio, acredita que o resort de luxo, seguindo as normas legais, seria positivo à cidade, por conta da geração de empregos. Espera-se que o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental seja encontrado neste caso, para que as Dunas do Peró continuem fazendo a alegria dos turistas e servindo de casa a centenas de tipos de animais e plantas.

Ernesto Galiotto / Divulgação Dunas do Peró, Cabo Frio.