Dia da Proteção das Florestas: Um marco para conservação do meio ambiente

1.334 views
Floresta
Foto: pixabay

Há tempos o governo e órgãos privados buscam soluções para a conservação das vastas florestas brasileiras. Nos anos 1990, o Programa Piloto de Proteção das Florestas Tropicais (PPG7) foi um deles, surgindo como um primeiro alerta para a necessidade de se preservar melhor nossas florestas, isso depois que o Brasil passou a receber certa pressão de veículos de comunicação internacionais sobre desmatamentos, lembra Garo Batmanian, gerente do PPG7.

Com o apoio do G7 – grupo dos países mais desenvolvidos e influentes do mundo –, o PPG7 recebeu R$ 428 milhões para usar na conservação da Floresta Amazônica, Mata Atlântica e ainda programas de educação ambiental para a sociedade. Em 1997 o programa virou decreto, estabelecendo que a iniciativa ambiental envolveria além de verba internacional, o trabalho conjunto dos governos federal, estadual, municipal e a sociedade civil organizada.

Além do PPG7, outra diretriz para conservação ambiental foi estabelecida, o Novo Código Florestal revisado pela presidente Dilma Rousseff em 2008, ampliou as APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e incluiu além das florestas, manguezais, zonas úmidas e apicuns (brejo) nas áreas de conservação.

Estas medidas resultaram na diminuição dos índices de desmatamento no país. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, em 26 anos o Brasil conseguiu o menor número de desmatamento de área verde representando somente 28,8% de 6.418km² entre julho de 2011 e o mesmo mês do ano passado.

Preservação na prática

Já vimos o que o governo tem feito para diminuir os riscos. Agora precisamos saber na prática como vamos aprender a preservar as florestas brasileiras, mesmo vivendo em ambientes urbanos. A bióloga Bruna Ernandes acredita que “a conscientização de crianças é a forma mais profunda e delicada de alcançarmos os adultos. Quanto mais recorrente for a abordagem, maior será sua apropriação no cotidiano do indivíduo”.

O discurso contra o desmatamento é imprescindível na sociedade, mas é impossível deixar de pensar que a economia agrária e pecuarista do país precisam de espaço para crescer. A implantação de políticas que incentivem a sustentabilidade nas comunidades que dependem destas atividades pode ser um passo importante para agredir menos as florestas.

Agora conheça as mais belas florestas brasileiras e ajude a preservá-las:

Floresta Amazônica
Floresta Amazônica – Foto: Lubasi
Mata Atlântica
Mata Atlântica – Foto: Blog edhorizonte
Floresta de Araucárias
Floresta de Araucárias – Foto: ra-bugio
Floresta no Amapá
Floresta no Amapá – Foto: greenpeace
Floresta no Rio Grande do Sul
Floresta no Rio Grande do Sul – Foto: florestalconsultoria
Mata de Cocais
Mata de Cocais – Foto: principaisflorestasmundiais