Descarte incorreto de esmaltes pode contaminar a água

606 Visualizações
© Depositphotos.com / belchonock Devido aos componentes químicos presentes, o esmalte precisa sr descartado com atenção.

Que mulher não tem pelo menos um vidro de esmalte em casa? Item indispensável na nécessaire ou armário das mais vaidosas, o produto é responsável por dar um destaque todo especial às unhas. E quanto maior a variedade de cores, mas vidrinhos de esmaltes as mulheres e profissionais do ramo acumulam.

Mas, quando o produto endurece ou vence, como descartá-lo sem prejudicar o meio ambiente?

O esmalte é composto por corantes e solventes que, se não descartados corretamente, podem chegar aos lençóis freáticos e contaminar as águas. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao se desfazer desses produtos.

Como fazer o descarte?

– Despeje o conteúdo do vidrinho em uma folha de papel ou jornal.
– Use removedor de esmalte ou acetona para retirar todo o conteúdo do vidrinho.
– Espere o esmalte secar e endurecer totalmente. Este processo fará com que os componentes químicos presentes no produto evaporem e não causem contaminações.
– Descarte o papel sujo de esmalte no lixo comum, para que ele chegue ao aterro sanitário.
– Descarte a tampa do esmalte no lixo reciclável destinado aos plásticos e o vidrinho no lixo destinado aos vidros.

É importante também que o consumidor entre em contato com a marca fabricante de esmaltes para saber se elas possuem algum serviço de recolhimento e reciclagem. Assim ficará mais fácil fazer o descarte sem colocar em risco o planeta.

Esmaltes vencidos e os riscos para a saúde

Uma blitz feita pelo Procon em centenas de estabelecimentos encontrou uma série de produtos vencidos, entre eles os esmaltes, sendo usados normalmente pelos profissionais.

De acordo com dermatologistas entrevistados pelo Bom Dia Brasil, da TV Globo, programa responsável pela veiculação da matéria no dia 27 de março, esses produtos fora da validade apresentam alterações em sua estrutura química, podendo causar alergias e dermatites.