Conheça a União Internacional para a Preservação da Natureza (IUCN Brasil)

711 Visualizações
fabio_dsp Cachoeira na Serra de Martins/RN.

A natureza encontra-se sob ameaça em diferentes territórios e muitos são os desafios para que as gerações futuras possam ter acesso aos recursos naturais e também para que herdem um planeta capaz de manter a sua diversidade biológica.

Uma das principais entidades a lutar pela preservação ambiental em todo o mundo, a União Internacional para a Preservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês) reúne importantes nomes ligados a instituições e outras organizações voltadas à preservação em suas mais diferentes vertentes.

Referência mundial consolidada, a IUCN conta com mais de 12 mil voluntários compondo as suas Comissões, muitos deles respeitados especialistas em seus ramos de atuação. Ao reunir membros de organizações governamentais e não governamentais, a entidade auxilia na promoção do diálogo entre estas instâncias, sempre mirando o fortalecimento de ações que promovam a preservação de ambientes naturais.

Outra atuação da IUCN é a influência em rede a partir de suas Comissões, que são divididas nas seguintes temáticas: Educação e Comunicação, Políticas Públicas, Espécies Ameaçadas, Legislação Ambiental, Manejo de Ecossistemas e Áreas Protegidas.

A IUCN pode ser vista, portanto, como uma organização extremamente importante que, além de promover reuniões a cada quatro anos em diferentes regiões do globo e encontros temáticos periódicos entre membros de suas comissões, destaca-se por sua influência nos rumos de políticas e ações voltadas à conservação. Dentre suas publicações está a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, que serve de referência para que governos, ONGs e empresas conscientizem-se e busquem ações menos nocivas aos mais diferentes ecossistemas.

rubempjr Pedra Furada, Urubici, Santa Catarina.

No Brasil, a IUCN conta com um escritório de representação desde agosto de 2010, com suas atividades centralizadas em Brasília. O país é considerado de altíssima importância para a organização. E não é para menos, já que trata-se de uma das nações com maior diversidade natural em todo o mundo – e, na mesma medida, uma das que mais sofrem com a vulnerabilidade de suas áreas em preservação.

A capacidade de atuação em rede é um conhecimento dos mais importantes a serem absorvidos por aqui. Comissões de especialistas em todo o país encontram na IUCN um espaço de articulação e espera-se que a presença desta organização em todas as áreas em que atua possa potencializar a geração de conhecimento e de políticas públicas eficazes para a preservação dos ricos recursos naturais brasileiros.