Conheça as principais aves brasileiras

11.730 views
edsonmomm Tucano

Papagaio, tucano, tuiuiú, bem-te-vi, arara-azul, entre tantos outros exemplos. A diversidade de aves no Brasil é grande. Segundo levantamento do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), ao todo há aproximadamente 1.833 espécies que povoam de norte a sul o país. E esse total certamente pode aumentar já que novas espécies de aves continuam a ser descobertas com regularidade.

As aves brasileiras possuem uma singularidade única, cada qual com uma tonalidade nas penas, forma, canto e habitat próprio. Um exemplar delas é o canarinho, que até virou sinônimo da seleção brasileira de futebol.

No Cerrado é possível encontrar 148 espécies que são específicas dessa região. Entre alguns dos representantes estão a ema – maior ave brasileira – a seriema, o pavãozinho-do-pará, a coruja-orelhuda, a coruja-da-igreja, arara-canindé e arara-vermelha-grande. Já nas planícies alagadas do Pantanal, o tuiuiú, que tem até três metros de envergadura, é considerado símbolo local.

Famosa pelo seu voo, a asa-branca deu nome a uma famosa canção na voz de Luiz Gonzaga e hoje povoa boa parte do Nordeste. Partindo para a Amazônia, não é difícil se encantar com a enorme beleza do lugar e das aves. As araras logo encantam os olhos com suas penas coloridas em tons que vão desde o vermelho e amarelo, passando pelo verde e azul. O tucano, com seu bico característico, pode ser visto tanto nos zoológicos, como em áreas de mata.

Bem comum nos parques e até mesmo em jardins situados nos centros urbanos, o beija-flor, menor pássaro do mundo, se destaca pela sua agilidade e velocidade. Já um canto que logo entrega de quem se trata é o bem-te-vi. Esta ave de peito amarelado e dorso pardo traz ainda como característica a monogamia, vivem apenas com um parceiro.

Por fim, com sua coloração verde, o papagaio chama a atenção por imitar as palavras que ele decora. Apesar de ser um animal silvestre, proveniente da floresta tropical brasileira, muitas pessoas o adquirem no comércio ilegal para criarem em casa.