Conheça os representantes e as características do filo artrópode

9.757 views
Fonte: Flickr / Marcio Erli As aranhas são artrópodes pertencentes à classe arachnida.

O nome até pode parecer estranho quando ouvimos pela primeira vez, mas os animais artrópodes estão muito presentes no nosso dia a dia. Aranhas, moscas, lacraias, escorpiões, abelhas, entre vários outros animais fazem parte deste grupo que representa mais de 70% de todas as espécies que habitam o planeta Terra.

Como característica principal, o filo artrópode conta com animais com patas articuladas que possibilitam diversos tipos de movimentos, facilitando assim a movimentação nos mais variados terrenos.

Um bom exemplo desta facilidade de movimentação é a capacidade da formiga de enfrentar qualquer tipo de superfície sem nenhuma dificuldade. Além das patas diferenciadas, o filo artrópode também possui uma peculiaridade bem fácil de se identificar: o exoesqueleto.

O curioso é que, apesar da aparência frágil, estes animais possuem grande resistência se considerarmos o tamanho de cada um. O exoesqueleto, inclusive, é fundamental para adaptação do animal artrópode no ambiente terrestre.

Fonte: Taro Taylor Os insetos compõem o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Artrópodes.

Animais pertencentes ao filo artrópode

A divisão entre os animais pertencentes ao filo artrópode pode ser feita pela quantidade de patas de cada espécie, confira:

• Classe crustácea: animais artrópodes com cinco ou mais pares de patas, como lagostas, cracas, caranguejos, camarões, siris, ente outros;

• Classe arachnida: possuem o corpo dividido entre abdômen e cefalotórax e apresentam até quatro patas. Fazem parte animais como aranhas, ácaros, escorpiões e carrapatos;

• Classe chilopoda: animais com 15 ou mais pares de patas e corpo dividido entre cabeça e tronco articulado, destaque para centopeias e também lacraias;

• Classe diplopoda: grupo de animais que possuem de 18 a mais de 750 pares de patas, como por exemplo o piolho de cobra;

• Classe insecta: animais com até três pares de patas e um ou dois pares de asas. Corpo dividido entre cabeça, abdômen e tórax: borboletas, gafanhotos, moscas e mosquitos.