Projeto de Lei prevê plantio de árvores em construções no interior de SP

916 views
© Depositphotos.com / gjohnstonphoto Além de embelezar a cidade, ruas arborizadas ajudam a melhor a qualidade do ar.

As consequências do aquecimento global, como inundações das áreas costeiras, falta d’água, ondas de calor, tempestades, entre outras, traz a tona a necessidade de investir em alternativas mais sustentáveis para o desenvolvimento das cidades. Dentre as soluções encontradas, estão os corredores de ônibus e ciclofaixas e o incentivo a coleta seletiva. Entretanto, a cidade de Fernandópolis, no interior do estado de São Paulo, encontrou outra alternativa para tornar as ruas mais “verdes”: o plantio de árvores.

Apresentado no início de março pelo vereador Chico Arouca (PRB), o projeto de lei pretende obrigar todas as novas construções a terem, pelo menos, uma árvore. A ideia surgiu depois de um grupo de mulheres da região reclamar a ausência de árvores na cidade e solicitar mais “verde” nas ruas.

A proposta, no entanto, não se aplicaria a construções antigas e ela ainda não foi votada pelos vereadores da cidade, o que pode atrasar a implantação da obrigatoriedade.

O município está localizado na região noroeste do estado de São Paulo e possui dois importantes biomas brasileiros: o cerrado e a mata atlântica, constantemente ameaçados. O projeto, se aprovado, pode ser uma alternativa para salvar o ecossistema da região e um motor para garantir que as cidades vizinhas tomem iniciativas desse porte também.

Imagem: Prefeitura de Fernandópolis Equipe da prefeitura plantando mudas na cidade.

Disque Árvore

Desde 2010, a cidade de Fernandópolis conta com uma iniciativa de plantio de árvores gratuita. Conhecido como Disque Árvore, o projeto busca atender os moradores que querem plantar mudas em casa ou na calçada em frente à sua residência. A solicitação pode ser realizada pelos telefones (17) 3463-9014 ou 3462-6093 ou diretamente na sede da Secretaria do Meio Ambiente, responsável por coordenar o projeto.

Ao todo, as equipes plantam cerca de 100 mudas por mês. Entre as espécies usadas no plantio estão: Oiti, Espirradeira, Reseda, Chapéu de Napoleão, Pata de Vaca, Jacarandá Mimoso e Ipê Mirim.