Conheça o Parque Estadual do Jalapão no Tocantins

717 views
65934665@N06 Parque Estadual do Jalapão, Tocantins.

O Parque Estadual do Jalapão é um verdadeiro tesouro natural no coração do estado do Tocantins. Trata-se de um dos destinos turísticos mais selvagens e, ao mesmo tempo, um dos que reserva uma quantidade mais diversa de paisagens aos seus visitantes. No Jalapão, o celular não tem sinal e não há orelhões que permitam a comunicação – o que garante uma imersão ainda mais intensa nos vastos chapadões, trilhas, cachoeiras e rios de água verdejante.

As dimensões do Parque também impressionam: são ao todo 34 mil quilômetros, com áreas em oito municípios. Os mais importantes são Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, considerados as portas de entrada oficiais para as principais atrações da exuberante natureza abrigada pelo parque. Dentre estas atrações, o destaque absoluto fica com a Cachoeira da Velha e seus aproximadamente 20 metros de queda d’água. Os cem metros de largura de sua piscina natural formam dois semicírculos, que convidam ao banho e à contemplação.

Uma das principais características do Parque Estadual do Jalapão é a impressionante diversidade de paisagens. Assim, do mesmo modo que pode desfrutar de uma bela cachoeira, o visitante tem a oportunidade de deparar-se com uma paisagem de dunas amareladas de até 40 metros de altura cortadas por um riacho e margeadas pela Serra do Espírito Santo. Um cenário que lembra um deserto e que guarda uma série de espécies em fauna e flora, muitas delas exclusivas da região.

Em meio a uma mata fechada e rodeado de bananeiras, um riacho de águas cristalinas e azuladas recebe o nome de Fervedouro. Por tratar-se, na verdade, da nascente de um rio subterrâneo, o local é marcado por água expelida com forte pressão, impedindo que os que nela adentram afundem. O parque é cortado por uma hidrografia abundante, com destaque para o Rio Novo, utilizado para os aventureiros para a prática do rafting. Estas atrações e paisagens demonstram a riqueza natural do Parque Estadual do Jalapão, um destino que merece ser cada vez mais conhecido pelos brasileiros.

50248864@N03 Parque Estadual do Jalapão, Tocantins.